Connect with us



Geral

Foz do Iguaçu recebe evento sobre atração de investimentos

Nos dias 13 e 14, a Conferência Latino-Americana de Investimentos vai discutir maneiras de ultrapassar barreiras de produção, comércio e investimentos e como fortalecer a posição da América Latina como destino global para negócios.

Publicado

em

Safismi

Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), em parceria com a Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), reunirá nos dias 13 e 14 executivos de empresas multinacionais e representantes de agências oficiais de atração de investimento em Foz do Iguaçu. O objetivo do evento é promover debate sobre os desafios e rumos da economia da América Latina e apresentar perspectivas de modelos e estratégias para atração de investimentos estrangeiros.

Durante os dois dias, os participantes da Conferência Latino-Americana de Investimentos vão discutir maneiras de ultrapassar barreiras de produção, comércio e investimentos e como fortalecer a posição da América Latina como destino global para negócios.

Serão apresentados painéis temáticos sobre a estratégia de investimento das empresas, o papel das agências de atração de investimento, as novas tecnologias e a indústria 4.0, desenvolvimento sustentável, inovação e startups, entre outros.

Indústria 4.0 é um novo conceito de indústria que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação aplicadas aos processos de manufatura.

Segundo o presidente da Agência Paraná Desenvolvimento, Adalberto Netto, o evento é inédito ao reunir lideranças executivas de empresas multinacionais, governo e agências para discutir como desenvolver estratégias e promover a região com destino de projetos de investimento.

O objetivo do encontro, segundo o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, é debater e apresentar modelos inovadores para a atração e facilitação da entrada e expansão de empresas estrangeiras no mercado latino-americano. “O debate entre atores relevantes, e a consequente troca de experiências acerca das melhores práticas e metodologias, vai ajudar a capacitar as agências de atração de investimentos da América Latina”, afirma.

O evento também irá promover um ambiente de colaboração entre agências que deve resultar em maior intercâmbio e novas parcerias entre províncias e países da América Latina. Além disso, também servirá para destacar a importância das agências de atração de investimentos para o desenvolvimento econômico de cidades, estados e países.

PARTICIPAÇÕES – Além dos presidentes da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, e da APD, Adalberto Netto, a cerimônia de abertura da conferência contará com o presidente da Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimentos (Waipa em inglês), Bostjan Skalar; o diretor brasileiro da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Carlos Mussi; o representante no Brasil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Hugo Florez; o secretário estadual do Planejamento, Juraci Barbosa; e o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.

Participam também dos debates nomes como Paulo Stark, CEO da Siemens; Sudhi Bangalore, vice-presidente Global da WIPRO; Alan Holzmann, diretor de estratégia do negócio de caminhões da Volvo; Marcia Nejaim, diretora de negócios da Apex-Brasil; Ronaldo Ribeiro, diretor industrial do Grupo O Boticário, além de outros executivos, representantes de agências de promoção de investimento, secretários ligados a comércio, indústria e investimento das principais economias da América Latina e autoridades governamentais.

CAPACITAÇÃO – Depois do evento, no dia 15 (sexta-feira), a Apex-Brasil e o BID farão treinamento para capacitação de representantes dos estados brasileiros, responsáveis pela atração de investimentos local, com o objetivo de apresentar as novas ferramentas de promoção de investimentos e habilitar os estados a implementar modernas estratégias para atrair investimentos estrangeiros.

O credenciamento de imprensa deve ser feito pelo site: www.clain.com.br/

SERVIÇO: Conferência Latino-Americana de Investimentos (Clain).

Data: 13 e 14 (quarta e quinta-feira).

Local: Wish Golf Convention Resort Foz do Iguaçu – Foz do Iguaçu – Paraná.

Uniguaçu