Connect with us

Notícias

Foz do Iguaçu promove Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística

Publicado

em

O Setembro Roxo, Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística, é promovido anualmente pelo Unidos Pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística em parceria com as associações de assistências de todo o Brasil e voluntários, com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce.

A fibrose cística é uma doença genética rara que faz com que a secreção do organismo seja mais espessa que o normal, desencadeando diversos sintomas, como suor mais salgado que o normal, tosse crônica, dificuldade em ganhar peso e estatura, pneumonias frequentes e diarreia.

No dia 16 de setembro, vai acontecer em Cascavel, a Caminhada Pela Divulgação da Fibrose Cística na Avenida Tancredo Neves. Também no dia 16, vai acontecer em Maringá o Piquenique de Divulgação da Fibrose Cística, no Parque do Ingá.

No dia 27 de setembro, é a vez de Foz do Iguaçu, receber o II Simpósio em Fibrose Cística, das 19h ás 22h, na Faculdade Uniamérica. Ainda em Foz do Iguaçu, no dia 30 de setembro, vai ocorrer a Panfletagem na Pracinha JK. Em todos os eventos do estado, médicos e voluntários estarão presentes para explicar os sinais e os sintomas da doença, que se diagnosticada precocemente, dá ao portador melhores condições de vida. A atividade conta com o apoio e organização da Uniamérica e Cia do Riso.

O objetivo do Instituto é promover ações de apoio e conscientização sobre a
fibrose cística, que se diagnosticada precocemente e com o tratamento correto, permite que a pessoa tenha melhor qualidade de vida. É possível identificá-la pelo Teste do Pezinho e a sua confirmação se dá por meio do diagnóstico do Teste do Suor.

Campanha de conscientização 2018

Neste ano, a temática da campanha do Setembro Roxo apresenta a relação entre os principais sintomas da doença e as peças de um quebra-cabeça, que sozinhas não representam muita coisa, mas juntas podem significar algo muito maior, como a fibrose cística. Essa patologia atinge cerca de 70 mil pessoas no mundo inteiro. No Brasil, estima-se que a incidência seja de 1 caso a cada 10 mil nascidos vivos, porém, há algumas diferenças regionais, com valores mais elevados nos estados da região Sul.

“Durante todo o mês, nossas peças e vídeos estarão em outdoors, sites, revistas e jornais. É uma grande mobilização para aumentar o alcance da instituição e conscientizar as pessoas”, explica Verônica Stasiak Bednarczuk, portadora da fibrose cística e fundadora do Instituto Unidos pela Vida.

 

Fonte: Tarobá News

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/radiojornal/public_html/wp-includes/functions.php on line 4755