Connect with us



Região

Foz do Iguaçu confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Publicado

em

Safismi

A Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu confirmou, nessa segunda-feira (15), o primeiro caso de monkeypox – doença conhecida popularmente como varíola dos macacos – no município. Outros oito casos suspeitos estão sob investigação.

De acordo com o boletim divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Fronteira), trata-se de um caso importado, do sexo masculino, na faixa etária de 20 a 29 anos, com histórico de viagem a São Paulo (SP). O diagnóstico foi realizado no Instituto Adolfo Lutz (IAL-SP).

O paciente está em bom estado de saúde e cumpre isolamento domiciliar, sendo acompanhado pela equipe do CIEVS. No Paraná, há 62 casos confirmados da doença. No Brasil, já são quase três mil, com o registro de um óbito.

O que é?

monkeypox é uma doença viral causada pelo vírus monkeypox do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado, ou com material corporal humano contendo o vírus. Geralmente, é uma doença autolimitada, com os sintomas que duram de duas a quatro semanas, com o período de incubação variando de cinco a 21 dias.

Como é transmitida e como se prevenir?

A contaminação ocorre entre humanos, principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A pessoa infectada só deixa de transmitir o vírus quando as crostas desaparecem da pele. A população em geral pode prevenir-se também fazendo o uso de máscara e higienização das mãos.

Quais são os sintomas?

Os sinais e sintomas incluem:

– erupção cutânea sugestiva de monkeypox;
– febre;
– calafrios;
– exaustão;
– cefaleia;
– adenomegalia (crescimento de um ou mais linfonodos);
– dores musculares;
– dores nas costas;
– dor retal;
– sangramento retal;
– edema peniano.

 

Fonte: H2Foz

Uniguaçu