Connect with us



Brasil

Flamengo, Grêmio e Palmeiras serão cabeças de chave no sorteio da Libertadores

Publicado

em

Safismi

Flamengo, Racing, LDU e Corinthians. Esse é um possível grupo da Libertadores de 2020. A Conmebol divulgou os potes para o sorteio das chaves da próxima edição do torneio. A cerimônia será nesta terça-feira, às 20h30 (de Brasília), em Luque, no Paraguai, na sede da entidade.

Atual campeão, o Rubro-Negro é um dos três brasileiros cabeças de chave, ao lado de Grêmio e Palmeiras. Santos e São Paulo aparecem no pote 2. O Athletico-PR está no pote 3 do sorteio. Corinthians e Internacional estão no pote 1 da fase prévia da competição. Os outros cabeças de chave são River Plate, Boca Juniors, Nacional-URU, Peñarol e Olimpia.

A Conmebol divide os potes com base no ranking da entidade, que é atualizado uma vez ao ano. A versão para 2020 ainda não foi divulgada, portanto não é possível saber ainda a posição oficial de cada equipe. São três itens que formam a pontuação de cada clube:

O desempenho histórico dos clubes, nas edições de 1960 até 2009, com pontos para quem foi campeão, vice, chegou à semifinal, além de vitórias e empates em qualquer fase desde a disputa nos grupos;

A pontuação dos últimos 10 anos, com peso maior e decréscimo de 10% a cada edição anterior – ou seja, o Flamengo, atual campeão, teve 10% a mais em relação ao vencedor de 2018, o River Plate, e assim por diante;

Além disso, títulos nacionais conquistados entre 2010 e 2019 também foram computados, porém com peso menor. As Copas de cada país não entram na conta.

ge

Uniguaçu