Connect with us



Destaques

Fenômeno que atingiu Toledo foi mesmo um tornado, confirma Simepar

Publicado

em

Safismi

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) confirmou que o fenômeno que atingiu o interior de Toledo durante a tarde de sábado (8) pode ser considerado um tornado.

Os fortes ventos em forma de funil atingiram uma propriedade na localidade de Vila Florida, atingindo dois barracões. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Conforme o Samuel Braun, meteorologista do Simepar, tornados não são muito comuns na região. As condições, geralmente, são propícias a ventos e granizos. Os tornados se formam apenas em situações específicas.

Ainda de acordo com o meteorologista, não é possível prever quando este fenômeno irá ocorrer, apenas as condições favoráveis a formação de temporais.

Braun afirma ainda que o Simepar tem observado uma frequência maior de tornados na região recentemente.

Segundo ele, é possível que novos fenômenos como este sejam registrados nos próximos anos, principalmente no Oeste e Sudoeste paranaense, que têm condições favoráveis a formação de tornados.

Em relação às chuvas que atingem o estado desde o mês de dezembro, Braun ressaltou de que as precipitações estão acima da média. Além disso, não há previsão de tempo estável pelos próximos sete dias no Paraná.

Fonte: Catve

Uniguaçu