Connect with us



Notícias

Feira do Livro recebe neste sábado (22) o jornalista Domingos Meirelles

Publicado

em

Safismi

Um dos mais prestigiados jornalistas do país participa neste sábado, 22, da 14ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. Domingos Meirelles ministra a palestra: “Coluna Prestes: A construção de uma narrativa”, em que aborda fatos de seu livro “As noites das Grandes Fogueiras”. O encontro com o público é às 19h na Arena Literária.

Meirelles, que já participou da Feira do Livro em 2011, é vencedor de cinco prêmios Esso, cinco prêmios Vladimir Herzog, dois prêmios Jabuti, além de dois prêmios Justiça e Direitos Humanos (América Latina) e muitos outros.

O jornalista já foi repórter especial da Rede Globo e apresentador do extinto programa Linha Direta. Hoje trabalha na Record fazendo narração do programa Câmera Record e também no Repórter Record Investigação.

Em “As Noites das Grandes Fogueiras”, o escritor conta a saga da Coluna Prestes, marcha revolucionária que entrou para a história do Brasil.

Durante dois anos e meio, um grupo de jovens oficiais do Exército e da Força Pública de São Paulo vagou pelo interior do país, acompanhado por uma legião de civis. Após rigorosa pesquisa e muitas entrevistas, Domingos Meirelles conseguiu reunir testemunhos, relatórios oficiais e vasta documentação americana. Com todo esse material, o jornalista reconstituiu o cenário político, econômico e social em que se passou o processo de revolta dos tenentes.

Arnaldo Antunes

O show “RSTUVXZ” de Arnaldo Antunes está marcado para às 21 horas deste sábado, na Arena Literária. O álbum é o 15º trabalho solo da carreira do artista e traz uma mistura envolvente de samba e rock. O nome do disco, como explica o cantor e compositor, deve-se a coincidência de R ser a letra inicial de “rock” e S a de “samba”. “E, na sequência, o que mais vier, até o Z. O apelido, é claro, fica sendo Rock Samba”, afirma Arnaldo. Além das novas canções, Arnaldo deve relembrar os maiores sucessos da carreira junto de sua banda.

Programação

Dois lançamentos de livros também estão programados para este sábado: “Comunidade Quilombola – Manoel Ciriaco dos Santos, Identidade e famílias negras em movimento”, da autora Dandara dos Santos Damas Ribeiro, as 15 horas, no Espaço Literário 2, e “O Europeu Brasileiro”, de José Schlogl, as 16hs, no Espaço Literário 1. Oficinas, palestras e contações de histórias também fazem parte das atividades.

Uniguaçu