Connect with us



Notícias

Feira do Livro 2019 terá Miriam Leitão, Zeca Camargo e Mia Couto

Publicado

em

Safismi

A 15ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, está repleta de novidades. A começar pela mudança do local do evento. Este ano, a Feira será realizada no Clube Gresfi, espaço na área central, sede do primeiro aeroporto da cidade.

Outra mudança é na quantidade de dias do evento. No ano passado, a Feira foi realizada em oito. Em 2019, ganhou mais um e acontece de 05 a 13 de setembro, das 8h às 22h. A entrada, assim como em todos os anos, é gratuita.

Com o tema “Escrivivência – vivendo a Literatura”, a FILFI 2019, em sua 15ª edição, homenageia este ano a escritora Conceição Evaristo, que falará ao público no dia 09, segunda-feira, na mesa “Escrivivência, minha luta”.

Na abertura da Feira do Livro, dia 05 de setembro, o evento recebe o autor português Valter Hugo Mãe, que traz o tema “A convicção da palavra”. No dia 06, é a vez de Míriam Leitão e Luiz Ruffato, falarem sobre o “Brasil – ficção e realidade”.

O dia 07 terá a mesa para os fãs de histórias em quadrinhos, com Eloar Guazzelli e Fabiane Langona, que debatem “A arte de ver o Mundo”, das 15h às 16h. Das 17h às 18h, Sérgio Rodrigues e Noemi Jaffe falam sobre: “Personagens reais na Ficção”. Das 19h às 20h, Mário Magalhães e Eduardo Reina debatem o “Brasil ontem e agora”.

Já o dia 08, tem início com uma programação voltada para a literatura afro-brasileira, onde Eliana Alves Cruz, Cidinha da Silva e Paulo Lins falarão sobre “As muitas cores da palavra negro”, das 15h às 16h. Entre às 17h e às 18h, Alexandre Vidal Porto e Ana Paula Maia entram com a mesa “Violentas fronteiras urbanas”. O jornalista Zeca Camargo fecha a noite falando sobre sua recente obra, a biografia da cantora Elza Soares. A mesa chama-se “O planeta Elza, e acontece das 19h às 20h.

No dia 10, a Feira recebe dois premiados autores da literatura brasileira contemporânea. Cíntia Moscovich e Cristovão Tezza trazem a mesa “A cidade e os Livros”. O dia 11 é a vez de Marcelino Freire e Jarid Arraes falarem sobre “ A letra e a voz”.

No penúltimo dia de evento, 12, Capinejar fará palestra com o tema “Só a leitura salva a relação. No dia 13, Mia Couto fecha com chave de ouro, com “Uma língua, vários mundos”.

Este ano uma ação em seis bairros da cidade deve atrair a atenção da comunidade. Geladeiras fora de uso foram doadas à Fundação Cultural e receberam uma nova função de artistas convidados. O projeto Mini Biblioteca Cuca Fresca, transformou geladeiras em estantes para abrigar livros que serão ofertados à população. Assim como em anos anteriores, o projeto vale livro continua a fazer parte do evento. Alunos e professores de escolas municipais, que visitarem a feira, receberão vales para trocarem em livros.

A expectativa é que mais de 50 mil pessoas transitem pelos estandes durante os nove dias de evento. “A feira estará recheada de apresentações culturais e artísticas, mas trará a literatura como protagonista. Queremos disseminar cultura no município e transformar Foz do Iguaçu em um destino cultural, tanto para moradores, quanto para os visitantes”, diz o presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

Para mais informações sobre a Feira Internacional do Livro, acesse aqui.

Serviço

O que: Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu 2019

Quando: 05 a 13 de setembro

Horário: Das 08h às 22h

Onde: Clube Gresfi

Endereço: Av JK, 1872

Entrada: Franca

 

ClickFoz

Uniguaçu