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Falha interna provocou apagão nas redes, informa Facebook

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Safismi

Após o apagão global que durou mais de seis horas, o Facebook divulgou nota, no final da noite dessa segunda-feira (4/10), informando que a falha que atingiu a rede social, o WhatsApp e o Instagram, foi interna.

O erro foi provocado por um defeito durante alteração em suas configurações. O Facebook também garante que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.

“Queremos esclarecer que acreditamos que a causa da queda foi uma mudança de configuração”, destacou a empresa, por meio de nota.

Ainda segundo a empresa, a falha ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros centros fossem afetados.

“A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”. O Facebook não revelou quem executou a alteração na configuração e se essa mudança estava planejada.

Transtornos em todo o mundo
Desde as 12h dessa segunda, usuários do Brasil e de outros países enfrentaram problemas para entrar nas redes sociais da companhia de Mark Zuckeberg. A grande maioria preferiu utilizar o Telegram ou o Twitter para expressar a insatisfação diante da queda do Facebook.

O impacto no bolso do empresário empresário norte-americano após a queda do Facebook, WhatsApp e Instagram, nessa segunda-feira (4/10), foi grande. De acordo com levantamento da Bloomberg, o co-fundador e principal acionista nas redes sociais perdeu US$ 7 bilhões em poucas horas. O que fez com que o bilionário caísse de posição na lista de pessoas mais ricas do mundo, ficando atrás de Bill Gates.

Confira a nota assinada por Santosh Janardhan, engenheiro de Infraestrutura do Facebook:

A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje (segunda-feira) em nossas plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.

Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.

Nossos serviços estão novamente on-line e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.

Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.

 

 

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