Connect with us



Geral

Estudantes de Foz do Iguaçu vencem campeonato de robótica no Canadá

Publicado

em

Safismi

Uma equipe de alunos de Foz do Iguaçu, formada por jovens de 14 a 18 anos do ensino médio dos colégios Bertoni e COC, conquistou um prêmio de robótica para iniciantes em uma competição em Montreal, no Canadá. O resultado do prêmio Rookie All-Star para iniciantes foi anunciado na última semana durante a fase regional da First Robotics Competition (FRC), promovido pela ONG americana First. A Itaipu Binacional apoia o projeto.

Com o resultado, a equipe Strike também garantiu uma vaga na fase mundial do campeonato, que será realizada de 18 a 21 de abril, em Houston, Estados Unidos. Para a promoção da equipe, a Itaipu foi cenário de gravação de um vídeo produzido pelo grupo.“É uma honra e motivo de muito orgulho ter a maior produtora de energia renovável do planeta apoiando um projeto que se dedica a desenvolver nossos futuros engenheiros e empreendedores”, destacou a coordenadora geral da equipe, Pamela Vieira.

O campeonato FRC desafia estudantes dos ensinos médios de todo o mundo a projetarem, construírem e programarem robôs de nível industrial em seis semanas. Neste primeiro ano da Strike no torneio, uma das responsáveis pelas conquistas do grupo foi a Soraya: uma robô criada para melhorar a vida de quem trabalha com carga e descarga de caixas.

Nas competições, as equipes não disputam apenas as qualidade nos robôs. Elas são avaliadas durante toda a competição pela capacidade de gestão, responsabilidade social e empreendedorismo.

Na fase regional da FRC, no Canadá, as equipes competidoras tinham um estande no qual podiam expor as atividades realizadas pelo grupo até a chegada do torneio, o plano de negócios e os patrocinadores. No espaço da Strike, além de banners e variados materiais gráficos, um Gear VR – óculos de realidade virtual – apresentou ao público uma visita técnica em Itaipu. De acordo com a coordenadora da equipe, todos aqueles que conheceram a usina por meio da visita on-line “ficaram encantados”.

Equipe Rooters

Outra equipe que também pode participar do mundial é a Rooters, também apoiada pela Itaipu. O grupo é formado por alunos das Escolas Estaduais João Manuel Mondrone e Marechal Arthur da Costa e Silva, e acadêmicos da UTFPR de Medianeira. Eles competirão de 14 a 17 de março em outra fase regional da FRC, a Finger Lakes Regional. A disputa acontecerá em Rochester, Estados Unidos. A aposta da equipe é o robô Gambis, que desempenha funções semelhantes às realizadas pela robô Soraya, da equipe Strike.

Uniguaçu