Connect with us



Destaques

Estiagem gera alerta sobre chuva ácida

Publicado

em

Safismi

O longo período sem chuvas no Paraná fez com que a Defesa Civil emitisse um alerta para os cuidados com a chuva ácida. As precauções se tornam ainda mais necessárias com o registro de dezenas de incêndios ambientais diariamente e a previsão de chuva para os próximos dias.

A acidez da água da chuva ocorre a partir da presença de poluentes no ar – oriundos da queima de combustíveis, partículas lançadas por chaminés e também dos incêndios – e que se acumulam devido ao tempo seco. Não é realizado, no entanto, um monitoramento da concentração destes poluentes. Quando chove as partículas se misturam com a água e voltam para a superfície.

“A preocupação é para que as pessoas tomem cuidado neste período. Como o ar está com poluentes acumulados, a chuva deve carregar essas partículas, especialmente nos primeiros momentos da chuva”, comenta o tenente Vidal, da Defesa Civil.

Ele alerta que o ideal é evitar o contato com a chuva principalmente nos primeiros minutos de precipitação, pois os componentes podem causar irritações na pele, especialmente entre as crianças.

Chuva na próxima semana
Uma nova frente fria que se aproxima do Paraná deve trazer chuvas para o estado. Nos últimos dias, choveu principalmente no centro e sul do estado.

Massa News

Uniguaçu