Connect with us



Entretenimento

Espetáculos no céu podem aliviar a quarentena. Veja calendário astronômico de maio

Publicado

em

Safismi

Observar o céu pode ser uma distração que acalma nestes tempos de isolamento social. Se você já anda suspirando com a lua nos últimos dias, em maio, o calendário de fenômenos estará repleto, de poeira cósmica até chuva de meteoros.

DIA 6

Neste dia tem a chuva de meteoros conhecida como Eta Aquarídeos, que são provocados por partículas de poeira deixadas pelo famoso Cometa Halley. Sob condições ideais, podem ser vistos até 50 meteoros por hora. Começa a partir das 3 horas.

DIA 7

A SpaceX usará um foguete Falcon 9 para lançar mais 60 satélites da constelação Starlink ao espaço. O lançamento acontecerá às 8h30 e deverá ser transmitido ao vivo no site da empresa.

DIA 12

Serão duas conjunções da Lua com planetas. Em termos astronômicos, uma conjunção é quando dois ou mais corpos celestes aparecem perto uns dos outros no céu.

DIA 14

Será a vez de outra onjunção lunar, desta vez com Marte. O par será visível a partir das 00h40 até o amanhecer, por volta das 6 horas.  Tem que olhar pro Oeste

DIA 15

A Lua minguante faz uma passagem próxima ao planeta vermelho na madrugada do dia 15. Os gigantes Júpiter e Saturno também poderão ser vistos.

DIa 18

Dia de conjunção de Júpiter e Saturno. O par estará visível a partir das 22h50, quando surge no horizonte ao leste. O ponto máximo será às 04h42, na direção sul.

DIA 20

Descoberto em março deste ano, o cometa C/2020 F8 (Swan) começa o mês em Peixes e se desloca rumo a Perseu, onde deve atingir o brilho máximo por volta do dia 20. Com binóculos, será possível  ver no final da madrugada bem perto do horizonte norte

DIA 22

Vênus se despede do céu vespertino com um encontro com Mercúrio. Os dois ficarão visíveis a oeste enquanto o céu começa a escurecer.

Fonte: Barulho Curitiba | Foto: José Carlos Branco

Uniguaçu