Connect with us



Região

Escorpião preto encontrado em Missal não é perigoso, alerta departamento de endemias

Publicado

em

Safismi

Alguns Municípios da região vêm registrando o aparecimento do escorpião amarelo, (Tityus serrulatus) uma espécie venenosa. Em Missal, no entanto, o departamento de endemias tem sido acionado para captura de escorpiões de coloração preta (Bothriurus bonariensis), espécie não-venenosa, embora sua picada é semelhante ao ferrão de uma abelha, causando dor e irritação, não oferece risco de morte. É mais comum na época de verão o aparecimento desta espécie de escorpião.

O animal habita geralmente terrenos arenosos, espaços e frestas entre muros, entulhos e pedras, tem atividade noturna e alimenta-se de pequenos animais como grilos e aranhas. Para prevenir infestações é importante manter os terrenos limpos, livres de entulhos como restos de obras, telhas, tábuas e afins, acondicionar corretamente o lixo e evitar o seu acúmulo, já que os escorpiões podem ser atraídos pelos insetos que se alimentam dos restos de alimentos.

Apesar de sensíveis aos inseticidas aplicados diretamente sobre eles, os escorpiões não são facilmente eliminados por meio das desinsetizações habituais, por conta de algumas características de seu comportamento. Para mais informações ou dúvidas, é possível entrar em contato com a Departamento de Endemias pelo telefone (45) 3244-8051.

Fonte: Assessoria Missal

Uniguaçu