Connect with us



Chega Mais

Escleroterapia: Saiba tudo sobre o tratamento de varizes

Publicado

em

Safismi

Conheça um pouco mais sobre o tratamento de varizes mais indicado atualmente, a escleroterapia. As varizes atingem a maioria das mulheres e são quase tão odiadas e temidas quanto a celulite.

Existem diversos tratamentos à base de lasers e produtos de aplicação local. Um dos tratamentos indicados é a Escleroterapia. Feito por um médico angiologista, a escleroterapia pode ser realizada através da aplicação de glicose e laser no local atingido pelas varizes.

Esse tratamento também é popularmente conhecido como “aplicação para varizes”. O procedimento é realizado no consultório médico, não precisa de anestesia e pode durar mais ou menos uma hora. Os resultados vão aparecer de acordo com o grau e tamanho das varizes. Se forem pequenas, em 3 a 6 semanas é possível notar o desaparecimento delas. Já em veias muito grandes, os resultados podem ser notados em até 3 meses.

Após consultas para verificar a intensidade e tamanho das veias, o médico angiologista vai iniciar o tratamento aplicando várias injeções de glicose ou espuma diretamente nas varizes.

Esse procedimento tem o objetivo de eliminar as varizes menores e diminuir o tamanho das varizes maiores. A glicose aplicada nas veias age diretamente nas veias e aos poucos é absorvida pelo organismo. Quando ela entra na veia, ocorre uma irritação que induz a veia a se contrair e fechar, desaparecendo com o tempo. Após a aplicação e remoção da agulha, o médico utiliza compressas e massagens no local, para aliviar o desconforto e manter a área comprimida. Após a sessão de escleroterapia, o sangue não entra mais na veia tratada e com isso não vão surgir novas varizes nesse mesmo local.

A paciente que passa por esse tratamento de varizes pode sentir desconforto e dores leves quando a agulha é inserida nas veias ou mesmo quando o líquido é inserido. Mas não chega a ser algo insuportável. E alguns cuidados antes e depois do tratamento vão ajudar a aliviar o incômodo e agilizar o processo de recuperação. Antes do procedimento deve-se evitar fazer depilação ou aplicar cremes nas pernas. E após a escleroterapia é altamente recomendado o uso de meias de compressão elásticas e evitar exercícios físicos por pelo menos 3 semanas. A exposição ao sol também deve ser evitada.

É um tratamento de varizes eficaz?

Embora esse tratamento de varizes seja eficaz, a escleroterapia não impede o aparecimento de novas varizes já que o surgimento delas está relacionado a fatores como ficar muito tempo em pé ou sentado, idade avançada ou até mesmo herança genética

Uniguaçu