Connect with us



Notícias

Equipes de saúde bucal de Medianeira participam de curso sobre Restauração Atraumática

Publicado

em

Safismi

As equipes de saúde bucal da atenção primária das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Belo Horizonte, Parque Independência ,CSU, Nazaré, Ipê, Maralúcia, juntamente com a coordenadora de odontologia Dra. Cristina Rocha, realizaram capacitação com treinamento teórico –clínico laboratorial na 9ª Regional de Saúde.

O curso faz parte do projeto de ART chamada de tratamento restaurador atraumático, o curso, de 8 horas, foi proferido pela professora da UEPG, Dra. Ana Cláudia Rodrigues Chibinski.

Após o curso foi realizado uma conferência teórica sobre o assunto e posteriormente realizado a técnica do ART em dentes preparados laboratorialmente.

O ART (Restauração Atraumática) já vem sendo descrito na literatura e utilizado por mais de 30 anos (Frenkell et ali 1994) consiste em remoção da cárie dentária com instrumentos manuais, é uma técnica que tem por princípio nos casos indicados, a mínima intervenção baseado apenas na escavação manual das lesões cariosa, preservação de estrutura dentária sadia, redução da probabilidade da necessidade de tratamento endodôntico e de futura extração, e o selamento cavitário e feito com cimento de ionômero de vidro (que libera flúor).

A principio serão priorizados para a utilização desta técnica crianças de 0 a 5 anos (tratamento muito aceito nesta faixa etária com excelentes resultados, pois não utiliza instrumentos rotatórios (alta rotação) com isto não há barulho e o atrito no dente é mínimo), gestante, grupos de hipertensos e diabéticos.

Participaram deste treinamento e projeto os municípios de Medianeira, Missal, Santa Terezinha de Itaipu e Itaipulândia.

 

Assessoria

Uniguaçu