Connect with us



Notícias

Equipes de robótica participam de competição internacional

Publicado

em

Safismi

Duas equipes de robótica, formadas por alunos do Ensino Médio e orientadas por acadêmicos da UTFPR Medianeira e Toledo irão participar da First Robotics Competition (FRC) – o maior desafio mundial de robótica educacional, que acontecerá no Canadá e Estados Unidos, no mês de março.

Sob a orientação do professor de Matemática, Pedro Elton Weber, coordenador do Projeto de Robótica, acadêmicos mentores e colaboradores, os integrantes das equipes tiveram uma intensa preparação, por meio de aulas teóricas e práticas de robótica, eletrônica, mecânica, elétrica e relações empresariais, essenciais para executar a construção de robôs.

Em uma atividade que combina a emoção do desafio e os rigores da ciência e da tecnologia, os alunos foram desafiados a projetar, construir e programar um robô de nível industrial, capaz de auxiliar no trabalho de carga e descarga de caixas, em um prazo restrito de seis semanas, a partir de um kit distribuído pela FIRST®, a todas as equipes participantes.

Ao final desse prazo, a equipe ROOSTERS, formada por alunos das Escolas Estaduais João Manuel Mondrone e Marechal Arthur da Costa e Silva (Medianeira), desenvolveu o robô Gambis, que competirá em Rochester, Estados Unidos, em meados de março. A equipe STRIKE, formada por alunos do Colégio Bertoni (Foz do Iguaçu), construiu o robô Soraya, e já embarcou para Montreal, Canadá, onde participará da fase regional da competição nos próximos dias.

De acordo com o professor Pedro, há muito do que se orgulhar nesta competição. Das 3.600 equipes e mais de 90 mil alunos inscritos na FRC/2018, há somente 10 participantes brasileiras e, dentre elas, as equipes de Medianeira e Foz do Iguaçu, que nasceram de projetos voluntários de acadêmicos da UTFPR, são as únicas do estado do Paraná.

Quais são as vantagens de o aluno participar no desafio FRC?

Dentre muitas, a principal é a possibilidade de receber uma bolsa de estudos ofertadas por mais de 200 universidades internacionais, incluindo as melhores do mundo, benefício exclusivo aos alunos participantes da competição e ora possíveis aos alunos do Ensino Médio de Medianeira e Foz do Iguaçu.

 

Click Medianeira

Uniguaçu