Connect with us



Esporte

Equador goleia em virada incrível e tira Peru do Mundial; Argentina fica com o título do Sul-Americano

Publicado

em

Safismi

Não é que a madrugada de domingo para segunda-feira reservou emoção no Sul-Americano Sub-17? O Equador, que precisava praticamente de um milagre para ir ao Mundial, certamente renovou seus votos de fé ao golear a líder (logo, campeã) Argentina por 4 a 1 em Lima, tirou a vaga do Peru e, por muito pouco, não arrancou o título da competição das mãos dos argentinos.

Vamos colocar a matemática em dia, partindo do princípio de que os quatro países primeiros colocados do Hexagonal Final se classificam para a Copa do Mundo da categoria. Argentina e Chile haviam abocanhado suas vagas com antecedência, e o Paraguai, que empatou sem gols com o Chile mais cedo neste domingo, foi o terceiro classificado. Restava saber qual seria o último.

Pois bem: o Peru fez sua parte, venceu o Uruguai por 3 a 2 e foi aos cinco pontos, assumindo a quarta posição – e com -2 gols de saldo, que é o primeiro critério de desempate. O lanterna Equador, naquele momento, tinha dois pontos e -4 de saldo, ou seja, precisava golear a Argentina.

O que tornava a missão equatoriana ainda mais complicada era o fato de a Argentina não ter seu título matematicamente assegurado, embora somente uma derrota por placar elástico fosse o suficiente para fazer com que o Chile a ultrapassasse no saldo de gols. E não é que foi por pouco?

A bola rolou, e as seleções não saíram do zero no primeiro tempo – a emoção ficou toda para o segundo. Com quatro minutos, Zeballos aproveitou a saída de bola errada do Equador e entregou para Palacios tocar com categoria por cima do goleiro López. Argentina na frente. A partir daí, só deu Equador.

Aos 14, Mina empatou o jogo cobrando pênalti. Aos 20, depois de boa jogada de Mejía, Mercado empurrou de perna esquerda para o fundo das redes, virando a partida. E no minuto seguinte, numa bola recuada para a defesa, o goleiro Losas tentou dar o chutão, ela explodiu nas costas de Mina e entrou de mansinho. É mole?

O gol da classificação saiu aos 32 minutos: Mejía recebeu na ponta esquerda da área e acertou um chutaço de canhota, sem chances para o goleiro argentino. Os jogadores do Peru, que haviam acabado de jogar no mesmo estádio, tinham o semblante incrédulo na arquibancada. A vaga escapava por entre os dedos. A mesma expressão estampava o rosto dos argentinos, que perderiam o título caso sofressem um mísero gol a mais.

Mas a sorte deles é que aquele placar era o suficiente para os equatorianos, que, por sua vez, claramente tiraram o pé. Com a vitória, o Equador terminou o Hexagonal Final do Sul-Americano Sub-17 na quarta posição, com cinco pontos e -1 gol de saldo, enquanto o Peru, com os mesmos cinco pontos, mas -2 de saldo, ficou em quinto.

ge

Uniguaçu