Connect with us



Notícias

Entidade filantrópica que gerencia o Hospital Madre de Dio disponibiliza e-book com orientações sobre câncer de próstata

Publicado

em

Safismi

Assim como em outubro, nesse mês de novembro, o Hospital Madre de Dio (HMD) assumiu a missão de orientar a população sobre a detecção precoce e a importância da prevenção, diagnóstico e rastreamento dos diversos tipos de câncer.

Essa ação leva em consideração os dados do sistema de monitoramento do câncer, que apontam que no Estado do Paraná, o número de diagnósticos diminuiu significativamente durante a pandemia de Covid-19. De acordo com o Painel de Oncologia, em 2019, foram registrados 2.541 casos, e em 2020, 1.759 notificações do câncer de próstata, o que representa uma diferença de mais de 30%.

A partir dos dados, é possível observar que a pandemia impactou diretamente a procura por procedimentos preventivos e de diagnóstico de outras doenças, como ocorreu com a diminuição da mamografia de rastreamento, umas das formas mais comuns para o diagnóstico do câncer de mama entre as mulheres.

No Paraná, a população masculina é de aproximadamente 5,6 milhões de pessoas. A estimava é que entre 2020 e 2022 surjam mais de 35 mil novos casos de câncer a cada ano, sendo o câncer de pele e de próstata os tipos mais frequentes entre os homens.

Pensando nisso, o Hospital Madre de Dio está apoiando a ação da Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão de serviços hospitalares do país, que está disponibilizando para download gratuito um e-book com orientações sobre como identificar e prevenir o câncer de próstata.

A ação faz parte da campanha Novembro Sempre Azul da entidade, em que busca conscientizar os homens para realização do exame preventivo.

Além das orientações, o e-book contém respostas do médico urologista Cassiano Barbosa, diretor Técnico do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, sobre as principais dúvidas das pessoas em relação ao câncer de próstata.

O e-book foi desenvolvido para plataformas digitais, principalmente celulares e smartphones. A ideia é que as pessoas possam compartilhar o conteúdo com facilidade.

Para baixar o e-book Novembro Sempre Azul, basta acessar: https://bit.ly/2YEu4cO

A campanha Novembro Sempre Azul é sequência da Outubro Sempre Rosa, quando a Pró-Saúde também disponibilizou um e-book com orientações e informações sobre a prevenção ao câncer de mama, voltado para mulheres, que você pode fazer o download acessando em: https://bit.ly/3mx5F0K

As ações de conscientização do Madre de Dio foram realizadas em outubro no evento HMD Mulher e seguem em novembro, com informações e orientações sobre as formas de prevenção do câncer de próstata disponibilizadas no site e mídias digitais da unidade.

Considerado um dos hospitais mais avançados do Estado paranaense, o Madre de Dio tem capacidade para 304 leitos, além de possuir cinco salas cirúrgicas, pronto-socorro completo e departamento de imagem com oferta de exames de alta complexidade. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades de administração hospitalar do país.

Assessoria

Uniguaçu