A Embrapa Soja está participando do Show Rural Coopavel 2025, em Cascavel (PR), com uma exposição que celebra os 100 anos do primeiro plantio comercial de soja no Brasil e os 50 anos da Embrapa Soja. O evento conta com uma linha do tempo composta por 16 cultivares históricas, que mostram a evolução da soja e o impacto da pesquisa científica no seu cultivo, especialmente nas condições climáticas tropicais brasileiras.
Além disso, a Embrapa está lançando duas novas cultivares de soja: BRS 2361 I2X e BRS 2058 I2X, desenvolvidas para atender às exigências do mercado atual e às especificidades das regiões produtoras. Esses lançamentos reforçam o compromisso da Embrapa com a inovação e o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira.
As novas variedades de soja desenvolvidas pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) são focadas em aumentar a produtividade, enquanto enfrentam desafios como a resistência às principais pragas e a tolerância a herbicidas.
As inovações envolvem a introdução de genes que conferem resistência a herbicidas como o glifosato, permitindo que os agricultores façam o controle de plantas daninhas sem prejudicar a soja. Além disso, as variedades podem ter características que tornam a planta mais resistente a pragas como o lagarta da soja e o nematoide.
Essas tecnologias ajudam a reduzir os custos de produção e o impacto ambiental, ao mesmo tempo que aumentam a competitividade do Brasil no mercado global de soja como explica a Engenheira Agrônoma, Doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes e Pesquisadora da Embrapa Soja de Londrina ( PR) Divânia de Lima.