O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu reuniu seus conselheiros na sexta-feira (20), em Assembleia Geral Ordinária – AGO. Estiveram presentes prefeitos, vereadores, presidentes de associações comerciais e equipes ligadas aos setores de planejamento e engenharia das administrações municipais. Estiveram em pauta questões regionais, convênios, incentivos aos municípios, e projetos trabalhados pelo Conselho dos Lindeiros.
A presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, Dagmar Pedrozo e a coordenadora técnica, Sara Fernanda de Moraes, apresentaram o projeto Caminhos do Iguaçu. O presidente da Associação Comercial de Foz do Iguaçu, Danilo Vendrusculo destacou o Projeto de Gestão Coordenada de Fronteira.
O principal item da pauta foi o tema Ruas para o Século XXI – Infraestrutura Sustentável, apresentado pelo diretor do Instituto Rua de Curitiba, Alexsander Maschio.
A diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler apresentou duas pautas que dependiam da aprovação da AGO, a premiação para o projeto Mais Verão e a confecção de um e-book sobre artesanato em fibra de bananeira, chamado “tranças da sustentabilidade”.
O presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), ressaltou a presença de representantes de 15 municípios para discutir assuntos relacionados à região.
Danilo Vendrusculo enalteceu o Conselho dos Lindeiros como a entidade com o maior poder de decisão sobre demandas, de Foz do Iguaçu a Guaíra, e destacou o objetivo de compartilhar o conhecimento sobre o projeto Gestão Coordenada de Fronteiras.
Com relação ao pavimento de concreto, Alex Maschio ressalta que “a ideia foi mostrar que há soluções diferentes e que muitas vezes trazem mais benefícios e são mais baratas.
Fonte: assessoria