Connect with us



Agricultura

Em agosto, frango abatido enfrentou a pior 1ª quinzena dos últimos sete meses

Publicado

em

Safismi

Em 2019, pior que neste mês, só a primeira quinzena de janeiro passado. Ainda assim, por diferença insignificante (10 centavos). Esse foi o comportamento do frango abatido na primeira quinzena de agosto corrente: o pior dos últimos sete meses.

Apostava-se, de início, que o período seria bem melhor que o do mês anterior. Primeiro, porque marcava o fim das férias escolares e, com ela, o retorno não só da merenda, mas também das famílias à rotina (portanto, ao consumo habitual).

E se isso já era considerado suficiente para imprimir normalidade ao mercado, contava-se com um fator a mais para dar forte dinamização à demanda: a comemoração do Dia dos Pais. Tudo isso sem considerar que a primeira quinzena é, normalmente, o momento de mais intensiva comercialização, devido à presença da massa salarial mensal.

Porém, as expectativas começaram a se frustrar já nos primeiros dias de agosto. Porque, sem terem alcançado o pico de meses anteriores, os preços do frango abatido começaram a dar sinais de estabilização por volta dos dias 6-7, situação que não se alterou nem na segunda-feira pós Dia dos Pais (para quando era esperado forte movimento de reposição). Até pelo contrário, o período foi de sucessivas baixas. A ponto de a quinzena ter sido encerrada com os mesmos valores registrados no final de julho.

Em decorrência, a média da primeira quinzena de agosto girou em torno dos R$4,13/kg, valor quase 6% inferior ao alcançado no mesmo período do mês anterior e que se coloca como o de menor remuneração dos últimos sete meses.

É verdade que, em relação à mesma quinzena de agosto de 2018, o preço registrado nos primeiros quinze dias deste mês apresentou incremento de 18%. Notar, porém, que (influenciada ainda pela greve dos caminhoneiros), a primeira quinzena de agosto do ano passado concentrou grande oferta do produto e, por isso, registrou as menores cotações do segundo semestre de 2018.

 

Notícias Agrícolas

Uniguaçu