Connect with us



Eleições 2024

Eleições 2024: São Miguel do Iguaçu tem primeira mesária com deficiência visual

Publicado

em

No domingo das eleições municipais, em 06 de outubro, a superação foi destaque não apenas entre os candidatos a prefeito, vice e vereadores, mas também entre os voluntários do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Neste ano, o TRE-PR lançou uma campanha para incentivar a participação de pessoas com deficiência como mesários nas Eleições 2024. A iniciativa, alinhada aos pilares da Gestão 2024/2025, busca promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Em São Miguel do Iguaçu, Kauane Mirian, de 19 anos, que possui deficiência visual, atuou como mesária nas eleições. Para ela, a experiência foi um momento de grande gratificação e superação. “Está sendo uma experiência bem interessante, mais tranquila do que eu esperava. Achei que seria uma correria, que eu teria que digitar tudo rapidamente, com uma pessoa chegando logo após a outra, mas não. Temos tempo e conseguimos fazer tudo com calma. Então, está sendo muito interessante”, contou Kauane.

A juíza eleitoral, Dra. Daniela Franco Reis e Silva Sá, também elogiou a atuação de Kauane. “Ela está servindo como exemplo para mais pessoas do que imagina. Quem sabe, na próxima eleição, outras pessoas com diferentes deficiências, mas com o mesmo nível de dificuldade, percebam que também podem participar de atos democráticos e contribuir com a sociedade da maneira que puderem. Há espaço para todos”, frisou.

Segundo dados do TRE-PR, entre as 8.646.524 pessoas aptas a votar no Paraná, 94.478 (1,1%) declararam à Justiça Eleitoral ter algum tipo de deficiência, segundo o Portal de Estatísticas do TSE. Esse número revela um crescimento de 12,46%, se comparado ao das Eleições Gerais de 2022, quando eram 84.007 eleitoras e eleitores nessa condição.

 

Fonte: Rádio Jornal

Uniguaçu