Connect with us



Agricultura

Edição de inverno: Programas de incentivo ao plantio do trigo serão lançados no Show Rural

Publicado

em

Safismi

Dois programas de incentivo ao plantio da cultura de trigo serão lançados no dia 1º de setembro durante a abertura oficial do 2º Show Rural Coopavel de Inverno. O início das visitas guiadas ao parque será às 8h30 da quarta-feira e a solenidade de abertura acontecerá às 11h, no auditório Paraná Cooperativo.

A cerimônia contará com a presença de autoridades, entre elas do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento Norberto Ortigara – foto. Depois dos pronunciamentos de boas-vindas, as autoridades e convidados seguirão para o estande da Coopavel. Lá, o Monsenhor Reginei José Módolo, o Padre Zico, fará a bênção do evento.
Em seguida acontecerá o lançamento dos programas. Governo do Paraná, Faep, Ocepar, Sindiavipar e IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) são parceiros no Programa Cereais de Inverno e Segunda Safra. A realizadora do Show Rural fará, no mesmo ato, o lançamento do Coopavel Mais Trigo, um plano de incentivos voltado à área de abrangência da cooperativa.

“A cultura do trigo vai crescer muito nos próximos anos. Com novas cultivares, carregadas de inovações tecnológicas, elas estão bastante produtivas e resistentes. Algumas das variedades que serão mostradas na etapa presencial da edição de inverno chegam a produzir seis mil quilos por hectare”, informa Dilvo Grolli. “É um número impressionante, considerando que a média na Argentina, uma referência mundial em triticultura, é de três mil quilos por hectare”.

Estações
Quinze empresas vão participar do 2º Show Rural de Inverno, que começará na quarta e se estenderá até sexta-feira. Serão 38 cultivares (20 de trigo) e cinco lançamentos. Os visitantes serão divididos em grupos e, acompanhados de guias, percorrerão em duas horas e meia as 15 estações preparadas para informar e demonstrar sobre as novidades. “E tudo acontecerá sob um cuidadoso plano sanitário”, segundo o coordenador geral Rogério Rizzardi.
Cooperados e clientes da Coopavel podem confirmar presença informando a filial mais próxima de sua propriedade. Não associados e outros interessados podem agendar a visita ligando para o telefone (45) 3225-6885. Em função das obras de duplicação da BR-277, em frente à entrada principal do parque, o acesso ao evento será pela estrada rural à Colônia São Francisco – lateral do parque. São 300 metros até o estacionamento que leva ao local onde as parcelas foram cultivadas. Os motoristas contarão com o auxílio de placas indicativas nesse percurso.

Fonte: Assessoria

 

Uniguaçu