Connect with us



Entretenimento

Eclipse solar será parcialmente visível no Paraná; veja dicas e cuidados

Publicado

em

Safismi

Um eclipse solar será parcialmente visível nas cidades do Paraná nesta segunda-feira (14) entre 12h30 e 15h20, de acordo com o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal).

De acordo com a agência espacial americana, a Nasa, no Chile e na Argentina o Sol será totalmente encoberto pela Lua.

Para quem observa o fenômeno do Paraná, segundo o Gedal, a Lua deve encobrir entre 30% e 40% do Sol.

“Quanto mais ao sul do estado, melhor será a visualização”, afirmou o coordenador do grupo, Miguel Fernando Moreno.

O eclipse acontece quando a Terra, a Lua e Sol ficam alinhados. Com isso, a Lua encobre o Sol e projeta uma sombra sobre a Terra.

Segundo Moreno, o fenômeno deve começar por volta das 12h30 e dura até 15h10, mas tem seu ápice às 13h50.

Cuidados

Apesar de ser um fenômeno curioso, a observação exige cuidados.

“A pessoa não deve, jamais, olhar diretamente para o Sol. Existem raios perceptíveis e outros que não perceptíveis que podem até causar cegueira”, alerta o professor João Carlos de Oliveira, do Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná (Cacep).

Segundo Oliveira, sem que seja necessário usar equipamentos caros e específicos de astronomia, os curiosos podem visualizar o fenômeno com segurança de duas formas.

Uma delas é através de um filtro de soldador número 14. Mesmo assim, a pessoa não deve olhar por mais de um minuto para o Sol e, após a visualização, deve repousar a vista, com os olhos fechados por cerca de cinco minutos.

Outra forma, segundo o professor, é ver o fenômeno de maneira indireta. Para isso, a pessoa deve usar um espelho para projetar a luz do Sol em uma parede, e acompanhar a mudança de formato da sombra projetada pela Lua.

Fonte: G1 PR

Uniguaçu