Connect with us



Esporte

Dupla gaúcha fica em quarto lugar em Norte-Americano da classe 470

Publicado

em

Safismi

Dupla que disputou as duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan quase subiram no pódio na primeira competição internacional de 2018.

As velejadoras do Clube dos Jangadeiros venceram três no Campeonato Norte-Americano da classe 470 em Miami (EUA), no Coconut Grove Sailing Club, entre os dias 13 e 15.

Competiram 30 barcos no feminino, foi um campeonato bem difícil, mas ficamos muito felizes com esse recomeço no cenário internacional. Conseguimos ganhar três regatas das oito e ficamos bem contentes. As duplas mais fortes do circuito mundial estavam presentes. Foi um resultado bem positivo. Ficamos bem animadas. Na próxima terça-feira (23) começa a etapa da Copa do Mundo também aqui em Miami – diz Fernanda Oliveira, bronze em Pequim 2008 com Isabel Swan.

Em fevereiro, as atletlas aterissam em Buenos Aires para competir no Sul-Americano e, em abril, participam de mais uma etapa da Copa do Mundo de Vela na França. Em final de julho seguem para o Mundial de Vela em Aarhus, na Dinamarca, principal competição do calendário e que servirá de classificação para grande parte das classes olímpicas para os Jogos de 2020. Em setembro é a vez de embarcarem para o Japão para o evento-teste dos Jogos Olímpicos.

Fernanda e Ana venceram a Copa Brasil de Vela 2017 em Ilhabela, o que garantiu para a dupla um lugar na equipe brasileira de vela de 2018.

Sobre a classe 470

A 470 é uma classe olímpica de vela , disputada em provas femininas e masculinas. O nome deve-se ao comprimento da embarcação, que é de 470 cm. O 470 é uma embarcação oficial das competições de vela desde 1969.

Nos Jogos de 1976, em Montreal, passou a ser uma classe olímpica. Inicialmente, era uma classe aberta a ambos os sexos. Desde os Jogos de Seul 1988, a competição é feita em eventos separados de mulheres e homens. O 470 foi o primeiro evento olímpico de vela para mulheres.

Fonte: Gaúcha Esportiva

Uniguaçu