A diretora de Saúde Bucal de São Miguel do Iguaçu, Clair de Lara Boles, apresentou um balanço das ações realizadas ao longo de 2024. Na quarta-feira (11), ela esteve no Jornal da Manhã, onde destacou os principais avanços do departamento vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
“Quando a gestão assumiu, tínhamos quatro dentistas concursados. Hoje, estamos terminando o ano com 13 dentistas. É um grande avanço”, destacou.
Segundo Clair, os dados do setor são computados a cada quatro meses, com os relatórios sendo enviados à 9ª Regional de Saúde e, posteriormente, ao Ministério da Saúde. Entre 2023 e o ano atual, o crescimento foi significativo. “No início desta administração, realizávamos cerca de 3 mil procedimentos por mês. No entanto, fechamos o ano passado com quase 16 mil procedimentos. Foi um crescimento enorme, refletindo o excelente trabalho realizado na saúde bucal”, destacou.
“Quando começamos a contar com uma endodontista para realizar tratamentos de canal, havia uma lista de espera com mais de 150 pessoas aguardando para iniciar o procedimento. Hoje, não temos mais essa lista de espera”, explicou a diretora.
Recentemente, foi apresentado o relatório do programa ‘Saúde Bucal’, com o objetivo conscientização sobre os hábitos de higiene bucal. É realizado em parceria com o Governo Federal.
Os profissionais da odontologia atendem cerca de 2.800 crianças da Rede Municipal de Ensino todos os meses. Eles ensinam desde os movimentos corretos da escovação dos dentes até a maneira de fazer a higiene de toda a boca.
O trabalho é realizado em todas as escolas municipais de São Miguel do Iguaçu por profissionais da área da odontologia, sendo o dentista (cirurgião geral), técnica em saúde bucal ou auxiliar de saúde bucal.