Connect with us



Destaques

Diego Armando Maradona morre aos 60 anos, informa jornal argentino

Publicado

em

Safismi

Diego Armando Maradona morreu nesta quarta-feira (25) aos 60 anos. As informações são do jornal argentino “Clarín”, que informou que o ex-jogador sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua residência, na cidade de Tigre, próxima a Buenos Aires.

Diego Armando Maradona teve alta em 11 de novembro da Clínica Olivos, em Buenos Aires, onde foi submetido a uma cirurgia no cérebro em 3 de novembro para tratar um hematoma. O astro argentino iniciou em seguida um tratamento de reabilitação em sua casa, perto da residência de uma de suas filhas, para combater a dependência do álcool.

“Ele assinou a alta”, disse o neurocirurgião Leopoldo Luque, médico particular de Maradona, em 11 de novembro. A ambulância em que Maradona saiu da clínica foi seguida por uma caravana de carros durante todo o trajeto até a casa do ídolo. Dezenas de fãs ficaram durante todo o tempo de sua internação em frente ao hospital. Ele não havia retornado ao seu posto de treinador do Gimnasia La Plata.

Segundo o médico Leopoldo Luque, a combinação de bebidas alcoólicas e drogas psicotrópicas que o astro toma habitualmente desequilibrou seu corpo e determinou sua hospitalização no último dia 2. Uma tomografia computadorizada detectou um edema craniano, que na maioria dos casos é causado por uma queda.

O ex-astro do futebol sofreu ao longo da vida vários problemas com a saúde por causa em grande parte de seu vício em drogas, especialmente a cocaína. Após sua aposentadoria, ele estava à beira da morte em 2000 e 2004. Embora Maradona tenha parado de usar drogas, ele o fez à custa do tratamento com várias drogas psicoativas que continua a tomar constantemente.

O capitão da seleção argentina campeã mundial de 1986, no México, permaneceu sob os cuidados de Luque e de uma equipe de psicólogos e psiquiatras após deixar a Clínica.

Com 60 anos completados no último dia 30, Maradona foi internado na Clínica Ipensa, de La Plata, no dia 2, após se sentir mal e foi transferido para a Clínica Olivos.

Entre os possíveis fatores de risco para essa lesão estão a idade e o abuso de álcool. Na semana passada, Maradona mal comemorou o seu 60º aniversário porque já apresentava uma saúde debilitada.

Atual treinador do Gimnasia La Plata, o ex-jogador comia pouco, aparentava fraqueza e pouco participou da partida realizada também na sexta-feira entre o Gimnasia e o Patronato, pela Copa da Liga Profissional da Argentina. Maradona esteve presente somente nos 18 primeiros minutos e depois deixou o estádio.

Uniguaçu