Connect with us



Chega Mais

Dicas de Saúde: Bronquite

Publicado

em

Safismi

Bronquite é uma inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Ela se instala quando os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos.

A bronquite pode ser aguda ou crônica. A diferença consiste na duração e agravamento das crises, que são mais curtas (uma ou duas semanas) na bronquite aguda, enquanto, na crônica, não desaparecem, pioram pela manhã e se manifestam por três meses ou mais durante pelo menos dois anos consecutivos.

A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser resultado de uma infecção bacteriana. As crises também podem ser desencadeadas pelo contato com poluentes ambientais e químicos (poeira, inseticidas, tintas, ácaros, etc.). O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença.

A bronquite crônica aumenta o risco de outras infecções respiratórias, particularmente o da pneumonia. A doença pode instalar-se como extensão da bronquite aguda, mas a principal causa da doença é a fumaça do cigarro. Por ser uma enfermidade rara entre os não fumantes, é conhecida também por “tosse dos fumantes”.

O diagnóstico leva em conta os sinais e sintomas, o histórico do paciente e o exame clínico. Em algumas situações, a prova de função pulmonar, ou espirometria, ajuda a estabelecer o diagnóstico diferencial.

RECOMENDAÇÕES
* Evite locais onde haja pessoas fumando;
* Beba bastante água, pois ela ajuda a diluir as secreções brônquicas e facilita a expectoração;
* Lave as mãos com frequência;
* Utilize máscara ou outro equipamento protetor, se você está sujeito à inalação de elementos irritantes;
* Evite contato com pessoas resfriadas, gripadas ou com outras doenças transmissíveis por via respiratória;
* Não iniba a tosse produtiva;
* Evite permanecer muito tempo em ambientes com ar condicionado ou em locais com ar seco demais.

Uniguaçu