Connect with us



Destaques

Dia do Conselheiro Tutelar é comemorado nesta segunda-feira (18)

Publicado

em

Safismi

O Brasil celebra nesta segunda-feira (18/11) o Dia do Conselheiro Tutelar. A data é uma homenagem a essas pessoas que são escolhidas pela comunidade para defender os direitos da criança e do adolescente nos municípios. Atualmente, são cerca 30 mil conselheiros em todo o país que atuam, por exemplo, no recebimento de denúncias de maus-tratos, violência sexual, trabalho infantil, entre outras violações de direitos. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil.

Em entrevista ao “Jornal da Manhã”, apresentado por Jones de Souza na Rádio Jornal, o Presidente do Conselho Tutelar de São Miguel do Iguaçu Moacir Leite explicou o trabalho do conselheiro, relatou os desafios destes representantes e esclareceu as atribuições da entidade.

Criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselhos estão presentes em 99,89% dos municípios brasileiros. Desde 2012, o governo federal equipou 2.771 unidades com a distribuição de um veículo, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um bebedouro e um refrigerador.

Rádio Jornal São Miguel

Uniguaçu