Connect with us



Paraná

Dengue: Paraná registra mais duas mortes na última semana

Publicado

em

Safismi

O Paraná registrou na última semana novos 1.182 casos e duas mortes pela dengue, segundo boletim divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), nesta terça-feira (15).

O registro apresenta queda de novos casos em relação ao boletim anterior, quando 1.714 ocorrências de dengue foram confirmados. Já os últimos óbitos pela doença foram contabilizados em Marialva, em um homem de 73 anos e diabético, e em Londrina, em uma mulher de 46 anos, hipertensa e diabética.

Desde o início do ciclo em agosto foram confirmados 23.138 casos e 28 óbitos no Paraná. O levantamento deste ciclo da dengue irá durar até julho de 2021.

Outros 9.735 amostras ainda aguardam análises laboratorial e 39.353 pacientes já tiveram o diagnóstico negativo para a dengue.

Já as notificações de dengue passaram de 82.625 para 84.500 nos últimos sete dias, sendo que 281 municípios do Paraná registraram ao menos um caso da doença.

Todas as 22 Regionais de Saúde do Paraná têm ao menos um caso confirmado da doença, sendo que em 20 essas ocorrências foram autóctones, ou seja, com contaminações dentro dos municípios.

“Alertamos que a dengue continua registrando muitos casos em todas as regiões e que a população deve estar atenta aos cuidados preventivos eliminando pontos que acumulem água parada nos ambientes externos e também internos dos domicílios. O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, se prolifera em todo tipo de recipiente que acumule água parada”, afirmou o secretário de Estado da Saúde da Sesa, Beto Preto.

Desde 1991, os casos de dengue são acompanhados pela Secretaria Estadual da Saúde. Mas no último ciclo, o Paraná quebrou o recorde de casos confirmados e mortes, com 227.724 contaminações e 177 óbitos.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 971.136 casos de dengue no último ciclo, sendo que 91,7% dessas ocorrências foram concentradas entre os estados do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Os principais sintomas da dengue são febre alta e de forma súbita, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, tontura e extremo cansaço. Se a doença não foi tratada, pode evoluir rapidamente para dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, palidez, sangramentos pelo nariz, boca e gengivas.

Fonte: Paraná Portal

Uniguaçu