Connect with us



Agricultura

Demanda global de carne suína gera preocupação

Publicado

em

Safismi

A crescente diminuição no volume da carne de suínos na indústria vem causando uma preocupação em escala global. Para o grupo bancário holandês Rabobank existem vários fatores que estão diminuindo a exportação mundial de carne de porco, como a disputa entre China e Estados Unidos e riscos de doenças afetando o produto nos continentes Asiático, Africano e Europeu.

A disputa comercial entre a China e os EUA pode ser considerado um dos principais desafios que a indústria de suínos poderá enfrentar nos próximos meses. De acordo com Christine McCracken, analista sênior de proteína animal, é preciso usar a agilidade para conseguir estabilizar o mercado e paciência para esperar melhor visibilidade depois das negociações de comércio do Nafta. “O aumento potencial da disputa comercial da China com as negociações de modernização do Nafta, em curso, cria um senso de risco mais alto”, afirma.

A ameaça de doenças, mesmo oriundas de países africanos, também influencia diretamente todos os mercados já que esse produto está sendo exportado em baixa e não consegue suprir o mercado da União Européia e a grande demanda da China. “A doença também faz parte desta incerteza, incluindo a ameaça da peste suína africana (FSA) na Europa”, disse Christine.

Alguns outros problemas também colaboram para o agravamento da situação como os preços de suínos na China, que caíram 30% em relação ao ano que passou, anulando as tarifas da carne dos EUA e ficando abaixo do preço da ração. Já no Brasil o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) registrou uma queda de 23% no volume das exportações de março e 19% no preço da carne de porco em geral.

 

Agrolink

Uniguaçu