Connect with us



Entretenimento

De filhote ao velhinho: saiba quais são as fases da vida do cachorro

Publicado

em

Safismi

Você já parou para pensar quais são as fases da vida de um cachorro? Pois assim como seres humanos, eles também passam por marcos em seu desenvolvimento. Ao compreender o que ocorre em cada fase canina, o tutor poderá entender os comportamentos dos cães e proporcionar maior qualidade de vida para seu amigo.

Cada fase da vida de um cachorro, corresponde aos aspectos biológicos pré-determinados para a sua formação, além de condições psicológicas que podem afetar seu desenvolvimento. Assim como os humanos, os cachorros também passam por fases de vida. Diante disso, elas foram divididas em cinco fases de desenvolvimento do cachorro: a primeira é a neonatal, até um ano de idade, adolescência, fase adulta e terceira idade.

Fase neonatal: nascimento aos 15 primeiros dias de vida
O período neonatal ocorre logo após o nascimento do cachorro. É uma fase onde o filhote depende 100% da cadela, para se alimentar, aquecer e precisa de incentivo para realizar suas necessidades fisiológicas. Neste primeiro momento, o cãozinho não vê e nem ouve, por isso, necessita do contato com a mãe, que é identificada através do cheiro.

No finalzinho dessa fase, entre os 13 e 20 dias, o filhote abre os olhinhos, começa a engatinhar e ouvir os latidos da mãe e perceber as influências do ambiente. O leite canino é importante fonte de nutrientes, ajudando o filhotinho em seu desenvolvimento e na prevenção de doenças.

Por esse motivo, não é aconselhável retirá-lo do contato com a cadela, muito menos, oferecer outros alimentos no lugar do leite.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Uniguaçu