Connect with us



Notícias

Criança paraguaia abrigada em São Miguel do Iguaçu volta ao seio de sua família

Publicado

em

Safismi

Por decisão da Vara da Infância e Juventude de São Miguel do Iguaçu uma criança paraguaia até então acolhida em Casa Lar regressou ao convívio de sua família na tarde desta sexta-feira (26).

A solução do processo contou com o auxílio direto e fundamental do Consulado-Geral da República do Paraguai, incluindo a prática de atos processuais em Ciudad Del Est de forma rápida e eficiente. Foram realizadas duas audiências concentradas e o caso teve um final feliz.
“O Consulado-Geral do Paraguai sediado em Foz do Iguaçu atuou de forma positiva e decisiva no rápido deslinde do processo, inclusive acionando a rede de proteção do Ministério da Infância daquele País”, lembrou o Juiz Ferdinando Scremin Neto.

“Se fôssemos acionar a burocracia e esperar as cartas rotatórias, o problema poderia perdurar por anos, em prejuízo à criança acolhida”, ressaltou o Magistrado.

“A cooperação jurídica internacional da forma como concretizada é pioneira e inovadora em nossa Comarca, o primeiro caso na verdade – e mostra como a cooperação das diversas instituições – Poder Judiciário, Ministério Público, OAB, Casa Lar e Consulado é o caminho a ser seguido em prol da rápida solução dos conflitos”, finalizou .

 

Portal Costa Oeste

Uniguaçu