Connect with us



Notícias

Creas realiza atividades no Colégio Indígena de São Miguel do Iguaçu

Publicado

em

Safismi

Os profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS/PAEFI de São Miguel do Iguaçu, vêm desenvolvendo um trabalho diferenciado com alunos e funcionários do Colégio Estadual Indígena Teko Nemoingo.

Em reuniões com os representantes da aldeia, Diretora Cleonice Feyh, a professora Loerita Rossone Piaia, Celso Japoty Alves (cacique) e Luís Mbarala Miri Martines (vice cacique) da Aldeia Ava Guarani Tekoa Ocoy, foram levantadas ações que poderiam ser realizadas com a articulação CREAS, Colégio Estadual Indígena Teko Nemoingo e Comunidade Indígena.

Entre as principais temáticas discutidas foram mencionadas; a prevenção quanto à violência física, psicológica, dependência de substâncias psicoativas e conflitos intrafamiliares, que visam diretamente na garantia e proteção de Direitos das Crianças e Adolescentes.

Após as reuniões entre equipe pedagógica e lideranças da comunidade, se iniciou o Projeto Integrador, com o objetivo de prevenir o suicídio e promover a saúde visando a conscientização acerca do suicídio, com a realização do primeiro encontro. O projeto consiste em seis módulos desenvolvido pela Instituição de Educação Superior, Uniamérica, por meio do Coordenador e seus acadêmicos.

Seguindo a proposta, foi realizado também o “Happy Day – Terra Indígena Tekohá Ocoy”, integração da comunidade no colégio, com presença de acadêmicos da Instituição Uniamérica e Uniguaçu/Faesi, os quais na oportunidade realizaram brincadeiras e atividades, visando despertar o sentimento de pertencimento e união entre as crianças e adolescentes.

 

Assessoria

Uniguaçu