Connect with us



Notícias

CRAS de Medianeira trabalha Campanha Setembro Amarelo com o grupo do PAIF

Publicado

em

Safismi

Setembro Amarelo foi tema abordado com o grupo do Serviço de Atendimento Integral à Família, no encontro realizado na última quinta-feira (13). A palestra “Pela valorização da vida”, ministrada pela psicóloga, Camila Campos Clavisso, da Clínica Illuminare, aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Setembro é uma campanha de conscientização a prevenção ao suicídio, tem como objetivo alertar a população a respeito do suicídio. A campanha acontece no mês de setembro, desde 2015, com a cor amarela que significa atenção ou alerta.

O suicídio é o segundo no ranking das maiores causas de mortes no mundo. É um assunto silencioso que às vezes fugimos por medo ou desconhecimento. O suicídio infelizmente está presente no mundo e precisamos falar sobre ele.

A depressão é transtorno afetivo causado pela interação de fatores orgânicos, psicológicos, e ambientais, caracterizado por angústia, rebaixamento do humor e pela perda de interesse, prazer e energia diante da vida. Podendo sim, tornar-se motivo para o ato do suicídio.

Como posso ajudar?

Ouvir, dar apoio, verificar grau de risco, perguntar sobre tentativas anteriores, conseguir ajuda e se o risco for grande ficar juntamente com a pessoa. “Não julgue, não recrimine, não culpe e ofenda, a pessoa que deseja morrer já está com o sentimento de inferioridade, submissão e derrota e ao julgar você alimenta esse ciclo e deixa tudo ainda mais doloroso”, enfatiza a psicóloga Camila.

É importante enfatizar que o município de Medianeira oferece apoio psicológico e psiquiátrico no Sistema Único de Saúde – SUS. É necessário buscar informações nas Unidades Básicas de Saúde ou no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial pelo telefone (45) 3264 – 8688.

 

Assessoria

Uniguaçu