Connect with us



Notícias

Coronavírus – Marechal Rondon possui um caso confirmado e 35 suspeitos

Publicado

em

Safismi
A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, divulgou um novo boletim do coronavírus no final da tarde deste domingo, dia 29. O munícipio conta com o primeiro caso confirmado. Trata-se de uma mulher de 25 anos, que esteve em São Paulo recentemente. No boletim consta ainda 35 suspeitos e 4 descartados.
De acordo com a secretária de Saúde, Marciane Specht, o caso do tenista Thiago Wild ainda não é confirmado pelo LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná), por isso, não entra nas estatísticas do município.
“Reforço aos rondonenses, os hábitos básicos de higiene, como a lavagem das mãos ou o uso de álcool em gel, que já são de grande serventia. Em caso de sintomas como tosse seca, coriza e dor de garganta, é ideal que a pessoa fique em casa para o isolamento. Em caso de piora, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima”, frisa a secretária de Saúde, Marciane Specht.
Um caso da doença é considerado suspeito somente quando se enquadra nas seguintes situações:
– Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;
– Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresente febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.
COMO SE PREVENIR?
O Ministério da Saúde orienta sobre cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Evitar contato próximo com pessoas doentes.
– Ficar em casa quando estiver doente.
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Fonte: Assessoria | Fotos: Assessoria

Uniguaçu