Connect with us

Destaques

Copel registra 40 “gatos” por dia na rede elétrica do Paraná

Publicado

em

A Copel flagrou nos primeiros nove meses deste ano cerca de 40 “gatos” por dia na rede elétrica do Paraná. Em 42.737 inspeções foram flagrados 10.917 casos casos de furtos de energia elétrica no estado.

Para se ter noção do tamanho do problema, apenas com a energia “recuperada” entre janeiro e setembro seria possível abastecer casas, indústrias e comércia de uma cidade como Mandaguaçu, no norte do Paraná, que possui 22,1 mil habitantes, ou ainda sustentar 194 mil unidades residenciais por nove meses.

Segundo a Copel, quem é flagrado furtando energia é acionado criminalmente, além de ter de pagar o valor consumido de forma ilegal.

O famoso “gato” se dá por meio de ligações fraudulentas diretamente na rede elétrica ou adulteração dos medidores para registro menor de consumo. Quem comete esse tipo de crime sobrecarrega todo o sistema, além de poder causar acidentes fatais, por conta da falta de padronização e proteção adequadas das ligações ilegais.

Bem Paraná

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/radiojornal/public_html/wp-includes/functions.php on line 4755