A Copel iniciou a instalação de novos medidores de energia em São Miguel do Iguaçu. A ação faz parte da terceira fase do programa Rede Elétrica Inteligente, que substitui os medidores convencionais por modelos digitais e inteligentes.
Em São Miguel do Iguaçu, a troca dos medidores está sendo realizada por eletricistas da Eletromil, empresa terceirizada e credenciada pela Copel. O procedimento é gratuito, leva cerca de 20 minutos e segue todos os protocolos de identificação. Caso o morador não esteja em casa no momento da visita, a equipe deixará um comunicado com o telefone para agendamento da substituição.
Gerente de projetos da Copel, Francisco Marques de Ávila. Foto: Divulgação/Copel
Durante entrevista ao Jornal da Manhã Entrevista desta segunda-feira (14), o gerente de projetos da Copel, Francisco Marques de Ávila, garantiu que não haverá qualquer custo para o consumidor. “O consumidor não vai ter nenhum custo. Todo esse investimento está sendo custeado pela Copel. Desde a abertura da caixa de medição do cliente, a troca do medidor, até a adequação dos padrões para o novo modelo, tudo isso é de responsabilidade da empresa”, afirmou.
Segundo Ávila, os novos medidores inteligentes se comunicam online com a Copel, permitindo que todas as informações registradas no aparelho também fiquem disponíveis, em tempo real, para a companhia.
O sistema oferece uma série de benefícios, como o monitoramento remoto do consumo, da tensão e de eventuais falhas. “Com o medidor inteligente, é possível ter acesso à leitura de consumo de cada unidade, monitorar a tensão, verificar se há corrente passando, identificar falhas como falta de fase ou interrupções momentâneas de energia. Isso permite um histórico detalhado e o monitoramento completo da rede elétrica, desde a geração até o consumidor final”, explicou.
O gerente também reforçou a confiabilidade dos novos aparelhos. “Eu posso garantir que os medidores são metodologicamente corretos. Eles medem de forma assertiva, vêm aferidos de fábrica e não há chance de erro no medidor novo”, finalizou Ávila.
Confira todas as informações na entrevista completa:
REDE INTELIGENTE
Segundo a Companhia, as instalações no Oeste fazem parte da terceira fase do programa Rede Elétrica Inteligente da Copel, que abrange no total 50 municípios das regiões de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, com a substituição de 661 mil equipamentos.
Até o momento, o programa já instalou mais de 1 milhão de medidores em 105 municípios do Paraná. A meta é alcançar 1,7 milhão de unidades em 152 cidades até o final de 2025, contemplando consumidores das regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Metropolitana de Curitiba – mais de 30% do número total de consumidores atendidos pela Copel no Paraná.