Connect with us



Notícias

Copel faz mutirão em todo Estado para prevenir desligamentos

Publicado

em

Safismi

Eletricistas da Copel trabalham neste sábado (17) na retirada de objetos que podem causar desligamentos na rede elétrica, principalmente durante o período chuvoso. Esta será a primeira vez em que a ação preventiva é realizada em formato de mutirão simultâneo, em todas as regiões do Estado. A operação Rede Limpa prevê a participação de cerca de mil profissionais da companhia de energia, em 60 municípios paranaenses.

O contato de objetos estranhos com a rede elétrica, como pipas, tênis e pedaços de arame causaram, em 2018, 1.504 interrupções no fornecimento de energia na área de concessão da empresa. O período de chuvas no início da primavera preocupa, pois a umidade facilita a condução de energia em materiais que não possuem esta característica quando estão secos.

O superintendente de Serviços Operacionais da Copel, Francis Alencar Prado, explica que o mutirão deste sábado visa minimizar o risco de falta de energia. “Uma pipa que enroscou na rede pode não trazer prejuízo imediato, mas ao molhar com a chuva pode gerar um curto-circuito e desligamento da rede”.

Na área rural, o foco será evitar o contato da vegetação na fiação elétrica, que é a principal causa de falta de energia. “Para atuar nessa frente, teremos várias equipes trabalhando na poda e roçada”, informa o superintendente de Manutenção da Copel, Diego Augusto Correa.

Os trabalhos do mutirão não terão impacto para os consumidores, pois serão executados com a rede ligada. Além da retirada dos objetos, as equipes farão ainda inspeção das redes, pequenos reparos, poda de galhos de árvores próximos dos fios e manutenção preventiva de subestações.

A Copel opera em torno de 199 mil quilômetros de redes de distribuição para atender 4,6 milhões de ligações de energia em todo o Paraná. “Para manter este sistema energizado é preciso fazer manutenções preventivas constantes, deixando a rede de energia em perfeitas condições”, afirma Francis.

O contato com a empresa pode ser feito pelos canais tradicionais ou pelo aplicativo gratuito para smartphones, disponível das lojas virtuais para os sistemas Android e iOS.

AEN

Uniguaçu