Connect with us



Esporte

Contra Colo-Colo, Palmeiras tenta arrancada rumo à semifinal

Publicado

em

Safismi

Foi em 20 de setembro de 1942 que o Palmeiras entrou em campo pela primeira vez. Em meio à Segunda Grande Guerra, o Palestra, já de S. Paulo, foi impelido pelo governo de Getúlio Vargas a abandonar o nome. E no gramado do Pacaembu, os brasileiros carregaram a bandeira nacional e venceram o São Paulo por 3 a 1, em partida que não chegou ao fim devido à fuga do tricolor para os vestiários, já na etapa final. O resultado foi o ‘nascimento’ do Palmeiras, já campeão paulista.

E no aniversário de 76 anos da Arrancada Heroica, a equipe de Luiz Felipe Scolari, campeã da Copa Libertadores da América em 1999, tenta lançar-se à primeira semifinal do torneio sul-americano desde 2001. Para isso, começa a decidir sua classificação nesta quinta-feira, em duelo contra o Colo-Colo, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Monumental de Santiago.

“Os times sabem que o que podemos produzir fora de casa, estamos 100% de aproveitamento na Libertadores como visitante. Espero que isso continue. Estamos focados e sabemos que é um jogo difícil. Temos que fazer o nosso jogo, o que vemos fazendo fora de casa, respeitando os adversários, fazendo uma excelente marcação, porque isso é fundamental como visitante”, afirmou o zagueiro Antônio Carlos.

O Verdão possui 100% de aproveitamento jogando longe do Allianz Parque nesta Libertadores. Até aqui, os triunfos foram contra Boca Juniors, Junior Barranquilla e Alianza Lima pela fase de grupos, além do Cerro Porteño nas oitavas de final.

Para este duelo, o Palmeiras tem o desfalque do volante Felipe Melo e do centroavante Deyverson, ambos suspensos. A tendência é que Thiago Santos ocupe a vaga do camisa 30, enquanto no ataque Borja será o escolhido por Felipão. Muda praticamente nada, porque os dois (Thiago e Felipe) fazem a mesma função. São dois jogadores de contenção mais forte, de proteção da zaga”, explicou Bruno Henrique.

Com Valdivia, Barrios e Paredes, o Colo-Colo possui uma das maiores médias de idade desta Libertadores, com 31 anos e 8 meses. O ponto é muito positivo para a equipe de Scolari, que marcou mais de 70% de seus gols nas etapas finais das partidas e pode se aproveitar do cansaço dos chilenos.

O duelo ainda irá marcar o reencontro de Valdvia e Barrios com o Palmeiras, e do meio-campista com Luiz Felipe Scolari. O gaúcho e o Mago trabalharam juntos por mais de dois anos durante a segunda passagem do treinador, entre 2010 e 2012, e juntos conquistaram uma Copa do Brasil. Já o centroavante defendeu o Palestra entre 2015 e 2017 com os títulos da Copa do Brasil de 2015 e o Campeonato Brasileiro de 2016.

“Estive no Palmeiras quase dois anos, conheço vários jogadores que foram meus companheiros. É um time difícil, mas nós estudamos e esperamos responder contra o que apresentarem. Tenho um carinho grande com vários jogadores do Palmeiras, mas esperamos poder cumprir com a ‘lei do ex’ e marcar na quinta-feira”, afirmou o paraguaio de 33 anos.

A última vez que Palmeiras e Colo-Colo se enfrentaram foi em 2009, em partida memorável para os palmeirenses. Na ocasião, o Maior Campeão do Brasil ia sendo eliminado da fase de grupos da Libertadores quando, aos 42 minutos do segundo tempo, Cleiton Xavier acertou um chutaço de longe e garantiu a vitória e classificação palestrina com um jogador a menos no Chile.

FICHA TÉCNICA

COLO-COLO-CHI x PALMEIRAS

Local: Estádio Monumental David Arellano, em Santiago (CHI)

Data: 20 de setembro de 2018, quinta-feira

Horário: 21h45 (Brasília)

Árbitro: Andres Cunha (PAR)

Assistentes: Nicolas Taran e Richard Trinidad (PAR)

VAR: Mauro Vigliano (PAR)

COLO-COLO-CHI: Orión; Zaldivia, Insaurralde e Barroso; Opazo, Carmona, Baeza, Valdivia e Pérez; Barrios e Paredes

Técnico: Héctor Tápia

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Moisés; Dudu, Willian e Borja

Técnico: Luiz Felipe Scolari

Gazeta Esportiva

Uniguaçu