Conselho da Comunidade promove Semana Justiça Paz em Casa

O Conselho da Comunidade da Comarca de São Miguel do Iguaçu realizou entre os dias 25 e 29 de novembro mais uma semana da Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa. A campanha é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com tribunais estaduais, e ocorre três vezes ao ano.

No Paraná, a organização das atividades é realizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (CEVID-TJPR). Em São Miguel do Iguaçu o Conselho da Comunidade desenvolve palestras, blitz educativas e ações de comunicação para divulgar a campanha.

Neste período de mobilização pela solução de casos relativos à Lei Maria da Penha, o TJPR, assim como ocorre em todo o Brasil, promove a intensificação de audiências e júris que tratam sobre o tema. Também são realizadas ações preventivas sobre a pacificação doméstica. Essas iniciativas têm o intuito de fornecer explicações sobre a aplicação da Lei Maria da Penha, além de fazer a comunidade refletir sobre como cada cidadão trata os membros de sua família, tentando ajudar a sociedade a resolver os problemas do dia a dia em suas casas, com o uso da conversa e do diálogo, para que as preocupações e desentendimentos não cheguem à violência de fato.