Connect with us



Brasil

Conmebol segue sem data para voltas da Libertadores, Sul-Americana e Eliminatórias

Publicado

em

Safismi

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) mantém, pelo menos por enquanto, a intenção de iniciar as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar, para setembro. Além disso, a Confederação também manterá as disputas da Libertadores e Copa Sul-Americana deste ano.

Entretanto, não há uma data específica para o retorno dos jogos. As ideias foram discutidas nesta sexta-feira (17), em uma reunião por videoconferência do conselho com os presidentes das confederações nacionais.

“A prioridade continua sendo preservar a saúde da grande família do futebol sul-americano e, portanto, devido às atuais recomendações das autoridades sanitárias internacionais e de cada um dos países das Associações Membro, não há data para a retomada das competições continentais de clubes”, declarou a Conmebol, em nota.

As Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002 eram para terem sido iniciadas no fim de março, mas foram suspensas pela pandemia de coronavírus.

Contudo, o formato e tabela estão mantidas até agora. A seleção brasileira vai enfrentar Bolívia, dentro de casa, e Peru, fora, nas primeiras rodadas.

Já a Copa América, que seria disputada entre junho e julho deste ano, foi adiada para 2021. As sedes do torneio seguem sendo Argentina e Colômbia.

LIBERTADORES E SUL-AMERICANA
A outra discussão da Conmebol foi sobre a Libertadores e a Copa Sul-Americana. Os dois torneios foram interrompidos em março, mas devem ter continuidade após a paralisação pelo coronavírus.

A Libertadores parou antes do início da terceira fase de grupos. Sete clubes brasileiros estão na disputa:

Flamengo está na segunda posição do Grupo A, com seis pontos;
Palmeiras é líder do Grupo B, com seis pontos;
Athletico Paranaense está na segunda posição do Grupo C, com três pontos;
São Paulo é o segundo colocado do Grupo D, com três pontos;
Internacional e Grêmio lideram o Grupo E, com quatro pontos cada;
Santos lidera o Grupo G, com quatro pontos;
Já na Sul-Americana, apenas Bahia e Vasco avançaram à segunda fase do torneio. Vale lembrar que Atlético Mineiro, Fluminense, Fortaleza e Goiás foram eliminados na primeira fase.

Fonte: Paraná Portal | Fotos: Geraldo Bubniak/AGB

Uniguaçu