Connect with us



Notícias

Confiança do empresário da indústria melhora em fevereiro no Paraná

Publicado

em

Safismi

O nível de confiança do empresário da indústria de transformação do Paraná ficou em 67 pontos em fevereiro, segundo a pesquisa Índice de Confiança, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O resultado é 2,4 pontos superior em relação a janeiro e 4,3 superior em comparação a fevereiro do ano anterior. Comparativamente à média dos últimos 12 meses, o aumento chega a 9,4 pontos.

“A melhora significativa no nível de confiança do industrial está diretamente ligada ao momento do país”, acredita Evânio Felippe, economista da Federação. Segundo ele, o início de um novo governo e a perspectiva de que as reformas tão esperadas aconteçam deixa o empresário mais otimista.

De acordo com o economista, as reformas podem refletir na melhora do ambiente de negócios, o que deixa o empresário mais seguro para fazer investimentos e gerar empregos. Ele alerta, no entanto, que a manutenção do nível de otimismo está diretamente ligada à efetivação das reformas.

A pesquisa da Fiep, que segue a mesma metodologia da pesquisa realizada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que há melhora tanto em relação à percepção da economia como um todo quanto em relação ao ambiente de negócio da empresa.

Um dos indicadores que compõem o Índice de Confiança é o Indicador de Expectativa. Num horizonte de seis meses, o indicador mede a expectativa do empresário sobre a economia e também a expectativa do empresário sobre o desenvolvimento dos negócios da empresa. Nos dois casos, o resultado foi positivo. 76% dos respondentes revelaram estar otimistas em relação ao cenário econômico e 71% mostraram-se otimistas em relação à perspectiva de negócios da sua empresa.

O Índice de Confiança varia de 0 a 100 pontos, sendo que o resultado entre 0 e 50 revela pessimismo e de 50 a 100 indica otimismo.

 

Assessoria

Uniguaçu