Agora é oficial. O colégio estadual Nestor Victor dos Santos será transformado em colégio cívico-militar. O resultado foi decidido por meio de uma consulta feita com a comunidade. Foram 435 votos favoráveis e 26 contrário. De acordo com a direção do colégio, 802 pessoas estavam aptas a votar.
A nova modalidade funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis, ou seja, os militares atuarão na questão disciplinar enquanto os professores na área pedagógica. Um dos diferenciais, de acordo com o projeto, é o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais.
As unidades do programa de colégios cívico-militares foram selecionadas em municípios dos 32 Núcleos Regionais de Educação com mais de dez mil habitantes e que tenham ao menos duas escolas estaduais na área urbana, além das seguintes características: alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofertem ensino noturno. Para implementar o programa, não haverá seleção de alunos.
O programa nacional das escolas cívico-militares é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
No Paraná 129 mil alunos de 117 municípios serão atingidos nesse novo formato de ensino, cujo investimento é de R$ 80 milhões de reais.
Rádio Jornal São Miguel | Foto Ilustrativa