Connect with us



Chega Mais

Como cuidar da dentição do bebê

Publicado

em

Safismi

O recém-nascido requer ações que terão impacto por toda a vida dali em diante, como vacinar, amamentar e fazer exames básicos que detectam doenças e má-formações. Incluem-se aí os cuidados com a saúde bucal para preservar os dentes de leite.

Por volta de seis a dez meses de vida, surgem os primeiros dentes centrais, que despontam na parte inferior ou superior da boca como um pontinho branco na gengiva. A partir daí, os pais se tornam responsáveis por cuidar dos dentes da criança até que ela mesma tenha firmeza nas mãos para escová-los.

Após a erupção dos dentes de leite, a higiene bucal deve ser iniciada utilizando escova de dentes macia e creme dental fluoretado pelo menos duas vezes ao dia. Nessa fase, o ideal é que os responsáveis já tenham sido orientados pelo odontopediatra para realizar a higiene bucal adequadamente.

A boca mal higienizada abre espaço para bactérias do grupo Streptococcus mutans e o bebê pode desenvolver a chamada “cárie de mamadeira”, problema dentário infantil muito comum. A cárie ocorre por conta do acúmulo de líquidos que contêm açúcar, como leite e sucos de frutas. Assim como a cárie em adultos, ela provoca dor. No caso dos bebês, o sintoma pode ter consequências mais graves, já que prejudica as refeições, o que torna o crescimento da criança mais lento, além de provocar distúrbios no sono e baixo peso. Em situações extremas, a cárie pode destruir completamente a coroa dentária.

O bebê também pode manifestar outras doenças bucais, como sapinho e gengivite, que podem levar à perda precoce de dentes se não forem tratadas adequadamente. Saúde bucal não pode ser vista ou analisada isoladamente, ela é parte da saúde da criança. Nesse sentido, todos os profissionais de saúde têm responsabilidade.

Ao cuidar do bebê, os pais devem conhecer alguns cuidados bucais especiais que diferem dos que adotamos quando passamos a escovar os próprios dentes. “No bebê com aleitamento materno exclusivo e sem a presença de dentes não é necessário fazer a limpeza, porque o leite materno protege toda a cavidade oral. Entretanto, naqueles que recebem complemento alimentar já é necessário realizar a higiene por meio de limpeza delicada da boca com pano limpo ou gaze.

– Enrole o dedo indicador em um pano limpo ou gaze de algodão umidificada com água filtrada. Se preferir, existem dedeiras de silicone apropriadas para a limpeza das gengivas. Esfregue as gengivas do bebê de maneira suave.

– Por volta dos 14 meses de idade, quando os dentes de leite já estiverem nascido, os pais já devem estar preparados para o uso de escova dental, com cerdas macias e tamanho adequado à boca do bebê.

– Não é preciso realizar a higiene bucal com escova de dente e creme dental após cada uma das refeições do bebê. O ideal é que se faça a escovação pelo menos duas vezes por dia em horários que permitam que a criança não durma por longos períodos sem realizar a higiene bucal.

– Para escovar os dentes do bebê, introduza a escova na boca e faça movimentos circulares ou o uso de movimentos retilíneos, paralelos à gengiva (em vai-e-vem), pelo lado interno e externo do dente sem aplicar força e lentamente. Escolha uma escova apropriada para a idade da criança (cerdas macias e cabeça pequena). Durante a escovação, tente evitar que a criança morda a escova.

– Com relação ao creme dental, os dentes de leite podem receber os benefícios do contato com o flúor a partir da sua irrupção, mas cabe ao odontopediatra recomendar e definir a melhor maneira de utilizá-lo (momento para iniciar, tipo, frequência etc.). Para bebês menores de três anos, a quantidade de creme dental deve ser mínima, equivalente a um grão de arroz cru.

Uniguaçu