Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Comitê Jovem do Sicredi desenvolve hortas sustentáveis de baixo custo; saiba como

Publicado

em

Na edição do Jornal da Manhã desta quinta-feira (25), recebemos o gerente do Sicredi, Thiago Maciel, e os integrantes do Comitê Jovem da cooperativa, Iago Candio e Gean Monteiro. Um dos projetos em andamento é a construção de hortas de baixo custo nas propriedades para consumo próprio.

O gerente destacou que atualmente dois comitês atuam em São Miguel do Iguaçu: o Comitê Jovem e o Comitê Mulher. “O Comitê Jovem tem um papel fundamental na retenção de talentos, que são o futuro das empresas e das cooperativas. No comitê, trabalhamos com educação e formação, além de colher informações dos jovens sobre as necessidades e áreas de melhoria das cooperativas para melhor atender esse público. Sabemos que os jovens hoje têm um perfil de utilização do mercado diferente”, enfatizou Thiago Maciel.

Sobre o projeto, Gean Monteiro explicou que um dos objetivos é a utilização de produtos que já estão em casa. “A ideia é utilizar materiais que as pessoas já têm em casa, inclusive para questões de fertilidade e até para usar um inseticida natural, evitando assim trazer venenos para dentro de casa. Nosso objetivo é gastar pouco e usar produtos que já estão disponíveis no lar”, disse Gean.

Um exemplo que foi implantado e já está sendo executado é na propriedade do Iago. “Utilizamos paletes que estavam sobrando para construir a horta, que tem um formato de pirâmide. Em termos de metragem, ela ocupa cerca de 2m², o que permite sua instalação em pequenos espaços. Além disso, é possível plantar em vasos de flores, garrafas PET, ou até mesmo criar hortas verticais no muro. Existem inúmeras possibilidades. Optamos por um estilo específico, mas há diversas outras formas de se fazer uma horta”, disse.

Confira na íntegra:

Fonte: Rádio Jornal

Uniguaçu