Connect with us



Destaques

Começou a Copa Lions de Futsal Infantil em São Miguel do Iguaçu

Publicado

em

Safismi

om direito a todos os protocolos que envolvem as grandes competições – como o Juramento do Atleta, o Fogo Simbólico, a Tocha Olímpica e o canto do Hino Nacional (ao vivo nas vozes de Geovana e Jordana de Quadros Daniel), diante das bandeiras do Município, do Estado e do Brasil, iniciou ontem (23), a 8 Copa Lions de Futsal Infantil de São Miguel do Iguaçu.

Um evento realizado pelo Lions Clube de São Miguel do Iguaçu, com apoio da Prefeitura Municipal (cedeu às instalações), tendo como apoiador Master esse ano o SICREDI.

Entre os presentes o Diretor de Esportes do Lions Clube, Marcos Gonçalves; o presidente do Lions Clube, Édio Marcon; presidente do Legislativo Municipal, vereador Professor Presa; a Secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Catiúscia Miliolli, representando o Governo Municipal; o tenente Cláudio, comandante do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Iguaçu; a presidente da ACISMI, Dani Viola e o presidente da Associação do Amarelinho do Oeste, Alex Daniel.

O Juramento do Atleta foi liderado pelo pequeno Narciso Meneghetti que convidou os demais atletas a levantarem o braço direito e repetir com ele: “juramos competir com lealdade e dedicação, seguindo as regras da competição, respeitando as decisões dos árbitros e da organização”.

Quem teve a honra de entrar no Ginásio carregando o Fogo Simbólico que ascendeu a Tocha Olímpica foi o atleta João Vithor Bauer, trazendo consigo e dando uma volta pelo Ginásio de Esporte ao lado do mascote do Lions Clube, eternizado na figura do Rei da Selva, o Leão.

Momentos antes desta cerimônia, Marcos Gonçalves, Diretor de Esportes do Lions, nos lembrava sobre a importância de se reviver diante destes jovens atletas que estão dando os primeiros passos na vida, ícones do esporte que nos leva a compreensão de que, para vivermos uma vida em paz e em harmonia, necessita-se de ordem, respeito e obediências as regras que são definidas. “A chama Olímpica, por exemplo, símbolo dos Jogos da Modernidade, faz parte de um ritual realizado deste a Grécia Antiga. O fogo sempre teve um caráter sagrado para os gregos e é o símbolo máximo dos Jogos Olímpicos”.

No momento em que o João Victhor Bauer ascendeu a Pira no Ginásio de Esporte, me lembrei de um dos fatos mais marcantes sobre o fogo olímpico que se encontra registrado na história, ocorrido em 1964, durante os Jogos de Tóquio. O jovem japonês Yoshinori Sakai, que nasceu em Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945, exatamente na hora em que a bomba nuclear devastou a cidade, foi o responsável por acender a pira. Foi a partir deste ano que ao longo dos anos, a Chama Olímpica se consolidou como símbolo de paz, união e amizades entre os povos.

Ao fazer uso da palavra, Marcos lembrou que ninguém consegue realizar um evento como esse sozinho. “Por trás de toda essa organização existem pessoas. Junto com essa plaquinha que cada atleta carrega na frente da sua equipe, existem uma, duas, três ou mais empresas da nossa cidade que estão patrocinando e incentivando essa garotada a praticar esporte. Sem esse esforço coletivo, sem a ajuda de todos, nada seria possível”, disse ele, para em seguida agradecer a todos pelo apoio, em especial ao SICREDI pelo patrocínio Master e ao Governo Municipal pelo espaço disponibilizado.

Falando em nome do Governo Municipal, a Secretária Catiúscia Miliolli Presa, lembrou que nesse gênero, futsal infantil, esse é um dos maiores eventos que se faz hoje no Estado. “Tenho andado por aí e confesso que não temos no Estado do Paraná, algo desta grandeza e deixo aqui o meu muito obrigado ao Lions por proporcionar a nossa cidade um evento como esse”, reconhece.

O Presidente do Lions Clube, bioquímico Édio Marcon, lembrou um pouco da história do futsal e como ele deu os primeiros passos em São Miguel do Iguaçu. “A alegria maior de ser presidente do Lions Clube é o dia de hoje quando estamos vivenciando tudo isto aqui”, para em seguida lembrar que foi por suas mãos que chegou a São Miguel do Iguaçu, a primeira bola de futsal. “E no ano de 1966, tivemos o primeiro campeão da cidade – Os Metralhas que tinha na equipe cinco irmãos da minha família. Nós jogávamos em quadra de chão batido ao lado da casa da minha mãe”.

Lembrou ainda que só anos mais tarde, foi construída a Quadra ao lado da Churrascaria Campestre. Em 1981, por iniciativa sua foi iniciado o Torneio Limírio Martins da Silva que por 13 anos lotava todos os espaços do Ginásio de Esportes Joelson Marcelino. “Devemos muito a esse esporte em nossa cidade também a outras lideranças como o Arlindo Pedro Cavalca, através do time da SESPEL; ao Ângelo Verona, através da Cavalca Verona e ao João Carlos Ramundi através da Metalúrgica Raimundi”, disse ele, ressaltando que todo o trabalho realizado no Ginásio de Esportes, como a decoração, entre outros, foram realizados pelos companheiros do Lions e pelas domadoras. “Isso aqui é uma prova que para fazer eventos desta natureza, não precisa de muito – basta ter vontade e poder de decisão. Muito obrigado aos pais que incentivam os seus filhos a praticarem esportes e manter um estilo de vida saudável e por estarem aqui prestigiando esse evento”, pontificou.

Os números – Ao todo são 47 equipes inscritas, divididas em 7 categorias, com cerca de 470 atletas. Serão 78 jogos na primeira fase – 44 jogos fase final – totalizando 122 jogos.

Feminino – F11…4 equipes, F15…4 equipes.

Masculino M07…4 equipes, M09…8 equipes, M11…10 equipes, M13…9 equipes, M15…8 equipes.

Veja a categoria e ao lado os anos de nascimento correspondente de cada atleta.

Feminino ( ) SUB 11 – (2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012);Feminino ( ) SUB 15 – (2003, 2004, 2005 e 2006);

Masculino ( ) SUB 07 – (2011 e 2012); Masculino ( ) SUB 09 – (2009 e 2010); Masculino ( ) SUB 11 – (2007 e 2008); Masculino ( ) SUB 13 – (2005 e 2006); Masculino ( ) SUB 15 – (2003 e 2004).

Premiação:

Cada uma destas 7 categorias receberá premiação – 1º Lugar: 1 Troféu e 10 medalhas; 2º Lugar: 1 Troféu e 10 medalhas; 3º Lugar: 1 Troféu e 10 medalhas.

Ainda receberão troféus: Artilheiro, Goleiro menos vazado, Equipe mais disciplinada, Melhor uniforme. Premiação geral (não por categoria): Melhor torcida: 1 Troféu para a equipe que tiver a melhor torcida de acordo com a avaliação desenvolvida pela comissão organizadora. Os jogos vão até o dia 09 de dezembro.

 

Fonte: Jornal O Farol

Uniguaçu