Connect with us



Brasil

Com Santos em primeiro lugar, estudo aponta clubes que mais utilizam a base

Publicado

em

Safismi

Com o objetivo de mapear quais clubes que mais oferecem oportunidades aos jogadores formados em suas categorias de base, a Pluri Consultoria preparou um relatório que aponta quais equipe mais utilizam os jogadores formados “em casa” e coloca o Santos em primeiro lugar.

No relatório divulgado pela Pluri Consultoria aponta os clubes que mais utilizaram a base, no período entre 2015 a 2019, no Brasil por minutos jogados e a distribuição da utilização dos jogadores da base nos elencos por posição.

A maioria dos jogadores promovidos da base para os times principais foram atletas das posições de defesa (38%). Na sequência, meias (33%), atacantes (19%) e goleiros (9%).

O relatório destaca ainda que somados todos os minutos jogados pelos atletas das 22 equipes analisadas no estudo, 19,4% foram disputados por jogadores formados na base dos próprios clubes.

Tradicional formador de jogadores, o Santos é o primeiro colocado da lista. O Peixe escalou jogadores formados em sua base em 39% dos minutos disputados no período analisado. O time da Vila Belmiro é seguido pelo Athletico Paranaense, em segundo lugar, e pelo Fluminense, em terceiro.

Fonte: Terceiro Tempo | Foto: Ivan Storti

Uniguaçu