Connect with us



Esporte

Com rivalidade aflorada, Flamengo e Botafogo decidem vaga na final

Publicado

em

Safismi

Flamengo e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45(de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela rodada de volta das semifinais da Copa do Brasil. Na ida, na semana passada, no Estádio Nilton Santos, houve empate sem gols e quem ganhar agora avança. Novo 0 a 0 forçará a disputa de pênaltis e qualquer outro empate serve ao Glorioso, pois os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate.

A rivalidade entre os clubes nunca esteve tão aflorada. As duas diretorias começaram a trocar farpas desde que o volante Willian Arão trocou o Botafogo pelo Flamengo. De lá para cá estádios, venda de ingressos e posicionamento político nas entidades viraram motivos para discussão.

A rivalidade foi assimilada de péssima forma por parte das torcidas, com o clássico virando sinônimo de violência desde o início do ano. No Estadual, um torcedor do Botafogo foi assassinado a golpes de espeto de churrasco e no clássico da última quarta-feira, pela partida de ida das semifinais, um alvinegro foi preso por injúria racial contra familiares do meia-atacante Vinicius Júnior.

Apesar da rivalidade, os dois treinadores preferem se ater ao campo e esperam dificuldades. “Será mais um jogo equilibrado. O Botafogo atravessa um grande momento e tem um time pronto. Nós estamos trabalhando para atingirmos o melhor estágio possível. Vejo a disputa em aberto”, disse Reinaldo Rueda, colombiano que assumiu o comando do Flamengo na semana passada.

Jair Ventura, técnico do Botafogo, acredita que o jogo desta quarta-feira guarde semelhanças com o passado. “As duas equipes se estudaram muito na semana passada, pois tem a questão do gol marcado fora de casa. Acredito que isso vai se repetir, pois é um clássico e todos se respeitam. O equilíbrio será grande”, disse Jair.

Os jogadores do Botafogo prometem não pensar em segurar o empate, pois teriam a vantagem da igualdade a partir de 1 a 1. Isso sem falar que, em uma decisão de pênaltis, Gatito Fernández pode desequilibrar pelo grande momento. “Não existe isso de segurar empate, pois quando a bola começa a rolar todos pensam em ganhar o jogo. Todos se respeitam e não é diferente agora. Vai ganhar quem errar menos”, disse o volante Bruno Silva.

Já os jogadores flamenguistas contam com o apoio da torcida. “O Flamengo é muito forte quando tem a torcida ao seu lado e ela será maioria dessa vez. Portanto, temos que conseguir tirar proveito disso para vencermos o Botafogo e chegarmos a esta decisão”, declarou o zagueiro Rever.

As duas equipes têm problemas para este jogo. O goleiro Alex Muralha, expulso no primeiro jogo, cumpre suspensão e cede seu posto ao jovem Thiago. Isto porque Diego Alves não está inscrito na Copa do Brasil, assim como o zagueiro Rhodolfo, o meia Everton Ribeiro e o atacante Geuvânio. O lateral-esquerdo Renê, que torceu o tornozelo direito na vitória sobre o Atlético-GO, foi vetado e o peruano Miguel Trauco assume o posto. No ataque, mais dificuldades. O colombiano Orlando Berrío, ainda com o tornozelo direito ferido, tem presença incerta e se não jogar abre espaço para Vinicius Júnior. O centroavante Paolo Guerrero, que se recupera de dores na coxa direita, é dúvida. Se não for a campo, Felipe Vizeu assume o posto.

Pelo lado do Botafogo, o zagueiro argentino Joel Carli e o atacante Rodrigo Pimpão cumprem suspensão e ficam de fora. Marcelo deve ganhar a vaga na zaga, enquanto Guilherme será o companheiro de Roger no ataque. O Glorioso também não pode relacionar reforços contratados no meio da temporada, como o lateral-direito Arnaldo, os meias Leonardo Valencia e Marcos Vinícius e o atacante Brenner.

Quem avançar deste clássico entre cariocas vai decidir o título da Copa do Brasil com o vitorioso da outra semifinal, entre Grêmio e Cruzeiro. Os dois times jogam no mesmo horário em Minas Gerais. Na ida, os gremistas ganharam por 1 a 0.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-RJ X BOTAFOGO-RJ

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de agosto de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)

FLAMENGO: Thiago, Rodinei, Rever, Juan e Miguel Trauco; Willian Arão, Gustavo Cuellar, Diego e Everton; Orlando Berrío (Vinícius Junior) e Felipe Vizeu (Paolo Guerrero)
Técnico: Reinaldo Rueda

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Luis Ricardo, Marcelo, Igor Rabello e Víctor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes e João Paulo; Guilherme e Roger
Técnico: Jair Ventura

Uniguaçu