Connect with us



Agricultura

Colheita do trigo avança pouco no Paraná

Publicado

em

Safismi

O relatório semanal do Deral (Departamento de Economia Rural) sobre o acompanhamento das lavouras do estado do Paraná, divulgado nesta terça-feira (17.10), registra que foram colhidos 79% dos 963 mil hectares previstos para esta safra. “O que significa que ainda restam por colher cerca de 203 mil hectares, sendo a maior parte deles situados no sul do estado”, observa a Consultoria Trigo & Farinhas.

De acordo com o analista da T&F Luiz Fernando Pacheco, este atraso foi devido à ocorrência de chuvas na parte sul do estado, que ainda está com previsão de mais precipitações para os próximos 6 a 10 dias. Da parte não colhida, 36% estão em condição “boa/excelente”, enquanto 46% em situação “média” e ainda 18% em condição “ruim”, segundo o mesmo relatório do Deral Paraná.

Ainda sobre a parte não colhida, 3% está em fase de floração, 41% em floração e 56% em maturação. “Todo este trigo está muito suscetível à ocorrência de giberela e fusarium, no caso de haver chuvas continuadas daqui para frente”, observa Pacheco.

O potencial produtivo do estado foi reduzido neste mês para 2,29 milhões de toneladas, contra 3,44 milhões de toneladas (MT) produzidas no ano passado e contra uma capacidade instalada operacional do estado ao redor de 2,7 MT. Segundo o analista, isso antecipa “importações da Argentina ao redor de 600 mil toneladas, porque sempre sai algum volume para São Paulo, Minas Gerais e Goiás, e porque do Paraguai não virá nada”.

“Tudo isto faz prever que, quem tiver conseguido colher trigo de boa qualidade, poderá obter bons preços no final deste ano e principalmente no primeiro semestre de 2018”, conclui.

Agrolink

Uniguaçu