A colheita de soja da safra 2024/25 já começou no Paraná. Em São Miguel do Iguaçu, algumas áreas foram colhidas, mas muitas lavouras ainda estão em estágio decisivo, aguardando chuvas neste início de janeiro. Essa situação tem gerado apreensão entre os produtores, conforme destacou o gerente comercial da Seguragro, Rodrigo Marquesini Gomes, em entrevista ao Jornal da Manhã Entrevista desta sexta-feira (10).
A época de colheita é marcada por um ritmo intenso nas propriedades rurais, com tratores, colheitadeiras e outros equipamentos operando em alta performance para garantir o transporte e armazenamento dos grãos. No entanto, esse esforço também eleva o risco de sinistros envolvendo máquinas agrícolas, como incêndios e acidentes.
Diante desse cenário, o seguro de máquinas agrícolas tem ganhado cada vez mais relevância como uma solução indispensável para os produtores, ressalta Marquesini.
Além da soja, as projeções para a produção de milho na safra de 2025 apontam para 115,9 milhões de toneladas, um crescimento de 0,3% em relação ao ano anterior no Paraná. Contudo, na região oeste, a falta de chuvas tem gerado preocupações até mesmo quanto às estimativas de plantio, alerta Rodrigo.